Foram estas as 10 profissões mais procuradas em Portugal no segundo trimestre do ano. Verifique, porque não vai adivinhar

O mais recente Insight da Fundação José Neves identificou as dez das profissões mais procuradas pelos empregadores no segundo trimestre do ano.

 

Sete profissões do top dez das profissões mais procuradas no segundo trimestre de 2023 também estavam no top do segundo trimestre de 2022. São estas, na sua maioria, profissões com uma forte componente tecnológica e com ligação ao sector do comércio.

Face ao segundo trimestre de 2022, os “analistas de sistemas” e os “engenheiros biomédicos, de engenhos explosivos, de salvamento marítimo, de materiais, ópticos e de segurança” subiram três posições entre as mais procuradas, ocupando, no segundo trimestre de 2023, o 1.º e 5.º lugar do top, respectivamente.

Os ‘representantes comerciais’ e os ‘vendedores e encarregados de lojas’ subiram uma posição até ao 8.º e 9.º lugar entre as profissões mais procuradas, respectivamente.

No sentido inverso, os ‘programadores de software’ e os ‘operadores de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas’ deixaram de ser as duas profissões mais procuradas ao baixarem duas posições e, desse modo, ocupando o 3º e 4º lugar do top no segundo trimestre de 2023.

A queda foi mais acentuada para os ‘Empregados de mesa e bar’ ao perderem quatro posições, encontrando-se, no segundo trimestre de 2023, no sétimo lugar entre as profissões com mais ofertas de emprego.

Confira o top 10:

_1º Analistas de sistemas Programadores de software

_2º Directores de investigação e desenvolvimento

_3º Programadores de software

_4º Operadores de caixa e outros trabalhadores relacionados com vendas

_5º Engenheiros biomédicos, de engenhos explosivos, de salvamento marítimo, de materiais, óticos e de segurança

_6º Pessoal de informação administrativa

_7º Empregados de mesa e bar

_8º Representantes comerciais

_9º Vendedores e encarregados de lojas

_10º Especialistas em publicidade e marketing

Ler Mais