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Formação financeira é necessidade para 39% dos portugueses
Estudo Cetelem sobre a literacia financeira dos portugueses revela que parte dos consumidores sente falta de algum tipo de formação de âmbito financeiro.
O estudo revela ainda que, para além dos 38,8% dos consumidores que sentem falta de algum tipo de formação de âmbito financeiro, para 92,4% dos consumidores este tipo de formação é importante.
Já 28,4% dos inquiridos considera que as escolas deveriam ter um papel mais activo nesse sentido.
Relativamente às entidades que deveriam assumir um papel mais activo na promoção da formação financeira além das escolas, os inquiridos destacam também o Banco de Portugal (19%), as Instituições Financeiras (18%) e as Associações de Apoio ao Consumidor (8,8%).
Quanto às temáticas, as que mais suscitam interesse junto dos inquiridos são os produtos financeiros (27,6%), a gestão orçamental (27,4%), a Poupança (26,6%) e o Crédito (21,2%).
O estudo Cetelem sobre a Literacia Financeira foi realizado entre os dias 17 e 25 de Fevereiro em colaboração com a MultiDados, através de 500 entrevistas telefónicas a portugueses de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, residentes em Portugal. O erro máximo é de 4,4% para um intervalo de confiança de 95%.