Saiba como os salários vão aumentar na área de Recursos Humanos (e as funções mais procuradas)

A Robert Walters, consultora de recrutamento especializado para postos intermédios e directivos a nível global, lançou uma nova plataforma digital para o seu Salary Survey 2021, onde identifica as principais tendências de de emprego e de contratação para a área de Recursos Humanos (RH).

 

A pesquisa da Robert Walters revela 71% em cada 10 profissionais de RH procuram uma nova oportunidade de emprego em 2021, e 57% estão confiantes relativamente a oportunidades de emprego na sua área. Por outro lado, 50% esperam um aumento salarial em 2021.

Segundo a pesquisa da Robert Walters, 77% dos profissionais que trabalham em  recursos humanos são mulheres, e existe uma necessidade de talento moderada no mercado. A média de permanência num posto de trabalho para estes profissionais é de 1.2 anos.

Quando questionados sobre o que mais valorizam num empregador em 2021, os profissionais de recursos humanos destacaram na sua maioria uma excelente remuneração e benefícios, terem autonomia no trabalho, e uma cultura corporativa e colegas que inspirem. Quanto aos estilos de trabalho preferidos por estes profissionais, o top 3 seria a possibilidade de trabalho 100% remoto, maior foco no bem estar, e possibilidade de ter horários flexíveis.

 

Salários
Em relação à evolução dos salários dos profissionais de RH em 2021, temos três cenários diferentes:

1. Para os profissionais de RH que permaneçam na empresa actual, é esperada uma estagnação salarial ou um ligeiro aumento de cerca de 1-2%, juntamente com cortes salariais na parte variável.

2. Por outro lado, os profissionais de RH que consigam um novo emprego numa empresa diferente podem obter aumentos salariais de 10-15%.

3. Por fim, espera-se que os profissionais de RH que consigam um novo emprego vindos de uma situação de desemprego tenham uma redução salarial em relação à última experiência de trabalho, com cortes salariais de até 15%.

 

Top tendências de contratação para recursos humanos em 2021

Top 3 profissionais mais procurados: Talent Acquisition specialist, Change management, Comp&Ben manager.

O papel do RH dependerá intrinsecamente do sector da empresa: As empresas cujos resultados comerciais foram profundamente impactados pela pandemia – como foi o caso do sector industrial – irão procurar principalmente perfis especializados em relações laborais e gestão de pessoas.

Em sectores que enfrentam maior incerteza, como retalho ou aqueles ligados ao sector do turismo, as funções generalistas e de HR management serão as mais procuradas, incluindo diretores de Recursos Humanos e HRBP;

 As organizações vão procurar profissionais criativos e empáticos que entendam e possam minimizar o impacto que as medidas de RH têm no bem-estar dos empregados: embora as habilidades técnicas mantenham a sua importância, as organizações não perderão de vista as soft skills, principalmente uma forte inteligência emocional e um claro espírito de colaboração ao recrutar novos colaboradores.

 

Competências imprescindíveis em 2021 para perfis de recursos humanos

Em relação às soft skills mais procuradas para profissionais de RH em 2021:

Competências analíticas e de comunicação: Os profissionais de RH devem ser capazes de resumir claramente todas as mudanças e decisões tomadas no departamento de recursos humanos com transparência e confiança. Devem também ser capazes de responder às dúvidas e sugestões dos colaboradores de forma pragmática e segura;

Excelente orientação para o negócio: Os profissionais de RH devem ser capazes de entender, adaptar e melhorar as suas estratégias com base na situação, necessidades e perspetivas futuras do negócio;

Proactividade e criatividade: Os profissionais de RH devem antecipar-se e enfrentar situações que ameacem a estratégia da organização com foco nas pessoas, e gerar soluções alternativas com rapidez, inovação e eficiência.

 

Em termos de habilidades técnicas, espera-se que os profissionais de RH tenham sólidos conhecimentos de:

Relações Laborais: Mesmo que os profissionais de RH não se foquem exatamente nesta área dentro da organização, cada membro do departamento deve estar a par das mudanças regulatórias em questões laborais que podem afetar a sua organização e as suas funções;

Remuneração e Benefícios: Num contexto de limitação a contratações e pausas nos processos de recrutamento, se a empresa não tiver uma função especializada em Remuneração e Benefícios (Comp&Ben), muitos perfis generalistas e de gestão terão de se adaptar para redesenhar o plano de compensação da organização de forma a recompensar o desempenho de cada trabalhador da melhor maneira possível;

Estratégias de retenção de talento: Os profissionais de RH devem ter a capacidade e criatividade para explorar e criar novas soluções de desenvolvimento profissional num contexto geral de limitações salariais.

 

Como atrair e manter o melhor talento de recursos humanos em 2021?
François-Pierre Puech, Country manager na Robert Walters Portugal, comenta: «As pessoas recordam como as suas organizações se comportam em momentos de complexidade e incerteza. Logo, com a Covid-19, a forma como uma empresa específica e o seu departamento de RH atuam será fundamental para a retenção e compromisso dos empregados. Assim, as estratégias das empresas para atrair e reter os melhores profissionais de RH em 2021 devem focar-se em gerir com sucesso as situações de crise.»

«Além disso, perante um contexto de diminuição de receita e lucro, será difícil realizar medidas financeiras que satisfaçam os trabalhadores. Ainda assim, os profissionais estarão mais abertos a aspectos intangíveis, como transparência, comunicação, flexibilidade e oportunidades de formação, incentivos através dos quais as empresas podem alcançar um resultado positivo, a curto, médio e longo-prazo.»

 

Impacto da COVID-19 nas áreas de recursos humanos
A COVID-19 impactou empresas de diferentes setores em maior ou menor grau, e destacou indubitavelmente o papel estratégico desempenhado pela função de Recursos Humanos. O ano de 2020 foi marcado por uma grande procura de profissionais com conhecimentos em relações laborais, negociação de acordos colectivos de trabalho e capacidades de redefinir rapidamente os planos de remuneração e retenção de talento.

Da mesma forma, durante os meses mais desafiantes da pandemia, as organizações implementaram novos processos e fortaleceram aqueles que já existiam. Profissionais de Change Management apoiaram a implementação da nova realidade de trabalho, ajudando as empresas a acompanhar o desempenho das suas equipas e tarefas diárias, melhorando o bem-estar e o espírito de equipa, criando novos fluxos de comunicação e suporte e, por último, desenhando planos de contingência para evitar que os melhores colaboradores deixassem a organização.

Profissionais de Comp&Ben também foram importantes para adaptar pacotes salariais ao novo contexto económico e expectativas de negócio.

Ler Mais