Fundação everis assina protocolo com o Instituto Superior Técnico

A Fundação everis e o Instituto Superior Técnico (IST) assinaram recentemente um protocolo de colaboração destinado apoiar o desenvolvimento de projectos de empreendedorismo de natureza inovadora e tecnológica que sejam desenvolvidos por alunos, docentes ou investigadores do IST.

Este protocolo, com início em Setembro e duração de um ano, prevê o fornecimento, por parte da consultora everis, de vários serviços de consultoria em regime de pro-bono ao IST.

De forma a facilitar e a tornar mais eficiente a selecção dos projectos relevantes a apoiar no âmbito deste protocolo, a everis irá ainda disponibilizar os serviços do i-deals, uma iniciativa da equipa de inovação da consultora. Esta iniciativa visa identificar lacunas entre as áreas de investigação e a colocação de produtos no mercado.

Os serviços de consultoria da Fundação everis serão prestados, de forma gratuita, a projetos do IST selecionados, através do i-deals (uma iniciativa da fundação everis, criada pela equipa da área de inovação da consultora, que identificou a lacuna existente entre as áreas de investigação e a colocação dos respectivos produtos no mercado). A identificação de projectos de investigação e conhecimento ao nível da tecnologia gerados no IST, a agregação de valor económico a estes projectos, a captação de recursos e/ou parceiros e a definição do seu processo de comercialização é a grande missão do i-deals no âmbito deste protocolo.

“A falta de articulação por vezes existente entre os diferentes agentes do sistema faz com que um grande conjunto de inovações tecnológicas desenvolvidas nas universidades muitas vezes não cheguem ao mercado”, afirma Angel Sánchez, Manager do i-deals, acrescentando “não podemos ficar alheios a esta realidade e temos a certeza que através do i-deals é possível estabelecer relações de confiança com o mercado e apoiar o IST a conectar-se com o mundo empresarial e com o mercado da tecnologia”.

“No Técnico desenvolvem-se tecnologias de elevado potencial cujos direitos temos o cuidado de proteger através de patentes e somos a instituição portuguesa com o maior número de patentes” afirma o professor Luís Caldas de Oliveira, membro do conselho de gestão do IST, acrescentando “o profissionalismo, know-how e experiência de uma consultora como a everis irá certamente ajudar-nos a valorizar parte deste património ajudando-nos a encontrar parceiros empresariais interessados na sua exploração comercial. Estamos convictos que esta será uma parceria de sucesso que nos irá levar muito mais longe”.

Ler Mais