Fundação IKEA apoia refugiados no Quénia
O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) anunciou hoje uma doação da IKEA Foundation, no valor de 62 milhões de dólares, com o objectivo de estender a ajuda de emergência junto dos milhares de pessoas que se encontram no maior complexo de refugiados do mundo em Dadaab, no Quénia.
Este donativo, que será faseado ao longo de três anos, pretende ajudar até 120 000 pessoas – quase um quarto da actual população existente em Dadaab. É a maior doação privada que a Agência das NU para os Refugiados recebeu nos seus 60 anos de história e, a primeira vez, que um organismo privado decidiu apoiar directamente um dos principais complexos de refugiados do mundo.
“Este gesto humanitário por parte da IKEA Foundation surge numa altura crítica” afirmou António Guterres, Alto-comissário para os Refugiados das NU e director do ACNUR. “A crise no Corno de África continua a intensificar-se com milhares de pessoas a fugir da Somália todas as semanas. Estamos muito gratos. Este tipo de ajuda nunca vem cedo demais.”
Dadaab, localizado numa região remota do nordeste do Quénia, foi inaugurado no início da década de 90. Este ano, registou um aumento dramático nos recém-chegados graças ao conflito e seca na Somália. Originariamente, projectado para abrigar cerca de 90 000 pessoas, hoje abriga aproximadamente 440 000, 150 000 das quais chegaram apenas nos últimos meses. Esta situação provoca enormes tensões e dificuldades nas pessoas que lá vivem e trabalham. Muitos dos recém-chegados sofrem de malnutrição e estão em estado crítico.
A doação da IKEA Foundation vai ser usada de imediato para possibilitar ao ACNUR aumentar a sua capacidade de ajuda na salvação das vidas das pessoas que já chegaram ao acampamento.
“Esta iniciativa, apesar de sem precedentes, é uma extensão natural do compromisso da IKEA Foundation em ajudar a criar um melhor dia-a-dia para as crianças e famílias necessitadas dos países em vias de desenvolvimento”, afirmou Per Heggenes, CEO da IKEA Foundation. “Apoiar a ACNUR, tanto de forma directa como a longo prazo, é um dos modos mais eficazes de fazer a diferença de forma imediata na vida de milhares de crianças refugiadas e das suas famílias.”