Fundação ”la Caixa” atribui uma centena de bolsas a jovens investigadores

A Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI, atribuiu nove bolsas de doutoramento e pós-doutoramento a investigadores portugueses para que desenvolvam os seus projectos em universidades e centros de investigação de Portugal e Espanha. A eles juntam-se outros 96 investigadores que também estão a levar a cabo os seus projectos em centros de investigação e universidades da Península Ibérica.

 

As bolsas de doutoramento INPhINIT e as de pós-doutoramento Junior leader da Fundação ”la Caixa” têm o duplo objectivo de reter e atrair talento para promover a investigação de excelência nos dois países.

Estas bolsas oferecem formação transversal. No caso dos doutoramentos, são reforçados aspectos como a comunicação científica, o bem-estar emocional do investigador, a integridade na investigação e as oportunidades de financiamento. Já em relação às bolsas de pós-doutoramento, o objectivo passa por favorecer a adopção de uma carreira científica independente como opção de futuro profissional, a par de promover a inovação e a liderança.

No total, a Fundação ”la Caixa” mobilizará cerca de 21 milhões de euros para apoiar estes bolseiros de doutoramento e pós-doutoramento. Ambos os programas foram cofinanciados pela Comissão Europeia através das Acções Marie Skłodowska-Curie COFUND, no âmbito do programa Horizonte 2020.

As bolsas encontram-se distribuídas por mais de 60 centros de investigação e universidades da Península Ibérica. Os bolseiros portugueses estão a desenvolver os seus projectos nas seguintes instituições: Centro de Investigação Interdisciplinar em Sanidade Animal da Universidade de Lisboa; Universidade do Porto; Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve; Institut de Ciències del Cosmos da Universitat de Barcelona; Universidade do Minho; Instituto Cajal do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC); Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes; Universidade de Lisboa e Católica Biomedical Research Centre da Universidade Católica Portuguesa.

Entre as especialidades dos investigadores portugueses encontram-se a Oncologia, a Física Teórica e a Matemática, as Ciências do Ambiente, a Ecologia, a Engenharia e Tecnologia Biomédica, as Doenças Infecciosas, a Farmácia, a Medicina Veterinária e a Microbiologia.

Outros cinco investigadores oriundos de Espanha, Brasil, Alemanha e Marrocos irão desenvolver os seus projectos nos seguintes centros de investigação portugueses: Instituto Universitário de Lisboa, Instituto Gulbenkian de Ciência, Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Centro de Investigação de Materiais – Universidade NOVA de Lisboa e Instituto de Bioengenharia e Biociências.

A Fundação ”la Caixa” iniciou em 2018 a sua implantação em Portugal, consequência da entrada do BPI no Grupo CaixaBank. Em 2024, destina 50 milhões de euros a projectos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica.

Ler Mais