Galp: Da diferenciação à resiliência

Numa altura em que o sector energético se encontra em transição, a Galp quer estar na vanguarda e promete continuar a aposta na inovação para atrair os melhores talentos.

 

À semelhança de todo o sector energético, a Galp está a atravessar um processo de transição, desencadeado pela redefinição da forma como estão a ser geridos os recursos energéticos do Planeta.

Em exclusivo à Human Resources Portugal, Margarida Neuparth, PO Employer Branding, DEI & People Comms, e Mafalda Vasquez, head of Attract, Select, Onboard & Diversity and Belonging da Galp, falaram sobre as principais apostas de Employer Branding. Para a empresa energética, o sucesso desta transformação passa pela capacidade para atrair e articular os melhores talentos e competências disponíveis.

Há cinco anos, a antecipação desta mudança levou a companhia a criar uma posição dedicada a Employer Branding, inicialmente ancorada na equipa de Marca e Comunicação. Actualmente a função vive na equipa de People & Spaces da Galp. Em 2022, a empresa percebeu que, para atrair o talento de que necessita, teria de ser reconhecida, cada vez mais, como um Great Place to Work. E isso só seria possível com uma proposta de valor para os colaboradores, que tenha sido construída com um sentido estratégico mais profundo e com acções concretas por pilar.

Já sobre os motivos para esta aposta, a empresa percebeu que o processo de transformação criou a necessidade de adquirir novas competências, por outro lado também tornava mais interessante para as gerações mais novas o desafio inerente à proposta. Na verdade, para aqueles que procuram contribuir para um mundo melhor e mais sustentável, há poucos locais onde tenham a oportunidade de fazer tanta diferença positiva. «A Galp é um dos principais produtores ibéricos de energia solar e opera a maior rede de carregamento de mobilidade eléctrica do País». Além disso, a organização tem ainda projectos pioneiros por toda a Europa na área do hidrogénio verde e dos biocombustíveis avançados.

 

Estratégia e cultura DEI
A estratégia da Galp está focada nos proof points dos pilares de Employee Value Proposition (EVP), bem como nos produtos que tornam as promessas reais ao longo dos percursos dos colaboradores. Para além disso, a Galp assumiu o compromisso de atrair jovens com potencial, permanecendo em sintonia com o pacto de mais e melhores empregos para os jovens e para a construção de uma cultura de DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão).

Em relação ao peso da estratégia de Employer Branding da Galp no negócio, «a transformação implica a entrada em novas actividades para as quais é fundamental dispor de novas competências, novos talentos e novas formas de pensar». Mais do que a segurança e um vencimento atractivo, «as empresas têm de contribuir para a criação de um Planeta mais sustentável e de uma sociedade mais justa».

No entanto, também são esperadas algumas novidades, entre as quais: «uma compensação económica atractiva; perspectivas de valorização pessoal e profissional; a possibilidade de criar um impacto positivo no mundo e na sociedade; e uma enorme variedade de possibilidades de áreas de actividade dentro da Galp».

Ainda no que respeita à estratégia da empresa, existem alguns exemplos práticos, como, por exemplo, a campanha de estágios de verão. Em 2023, a companhia energética montou uma jornada integrada de juventude, com o intuito de dar mais oportunidades aos jovens para ingressarem no mercado de trabalho e estarem preparados para o futuro. Deste modo, a Galp reformulou o website institucional, produziu um roadmap de eventos e criou dois programas: Estágios de verão (Summer Break Galp) e Operations Galp (Programa Trainee das lojas Galp). Além destes programas a empresa tem ainda o seu programa flagship de estágios para talento jovem, o Generation Galp.

Segundo dados revelados pela empresa, cerca de 15% dos colaboradores têm menos de 30 anos e a empresa está a trabalhar para aumentar esta proporção para os 24% até 2026. Em apenas um ano, houve um aumento percentual de aproximadamente 2%. Dados que levam a companhia a acreditar que «os trainees são o futuro e o investimento nas gerações futuras é crítico para o sucesso».

Ainda na fase da atracção, a empresa energética optou por campanhas mais ousadas. No Summer Break Galp, por exemplo, recorreu à inteligência artificial para construir as peças que deram palco à campanha. Uma medida que permitiu economizar tempo e dinheiro no desenvolvimento das artes gráficas dos canais internos e externos a nível digital. O resultado foi um sucesso, com a Galp a recrutar 17 estagiários de verão para os diferentes negócios entre Julho e Agosto.

Para além do talento jovem, também houve trabalho internamente, com a Galp a oferecer bilhetes a 300 colaboradores como forma de reconhecimento e aprendizagem. Paralelamente, também elaborou um roadmap interno de celebrações para os colaboradores viverem, cada vez mais, a cultura da Galp – baseada no mote: “#onegalp”. Para além disso, foi implementado um novo modelo de onboarding totalmente focado em proporcionar boas memórias do primeiro dia na companhia.

Marca diferenciadora
«Resiliência, repetição e consistência»: são estes os factores chave para uma estratégia de Employer Branding bem-sucedida. Segundo a companhia, «qualquer processo de mudança é desafiante e requer “partir pedra” (resiliência)». Desta forma, só os mais resilientes é que «têm possibilidade de sobreviver neste tipo de ambientes, porque nem sempre a mudança é aceite por todos».

Igualmente importante para quem quer ter sucesso é a repetição. Para a Galp, se uma empresa quiser que a percepção geral seja alterada, «convém serem repetidas, por diversas vezes, as mensagens », permanecendo, sempre que possível, na vida das pessoas. Por último, a partir do momento em que existe um propósito, «torna-se chave a consistência nas mensagens e na jornada que se quer fazer de dentro para fora».

Sobre os aspectos diferenciadores, a Galp quer contribuir de forma relevante, visível, e com grande impacto na construção de um mundo mais sustentável. Nesse contexto, a empresa pretende continuar a apostar em fontes de energia com menos emissões poluentes. Além disso, também quer fazer «uso da maior proporção de energias renováveis que constam na carteira de produção de energia», sem descurar os projectos inovadores, seja em novos produtos energéticos ou em novas formas de gestão de energia. «É um novo mundo que está a nascer e no qual queremos ocupar um lugar tão ou mais relevante como o que honra toda a nossa história», conclui a empresa.

Mafalda Vasquez
Head of Attract, Select, Onboard & Diversity and Belonging, Galp

Margarida Neuparth
PO Employer Branding, DEI & People Comms, Galp

 

Este

 

 

 

artigo faz parte do especial “Employer Branding Best Practices” publicado na edição de Janeiro (n.º 157) da Human Resources, no âmbito da Employer Branding Conference 2024, promovida pela Talent Portugal.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais