Galp e Petrobras lançam programa de Formação Avançada
A Galp Energia e a Petrobras assinaram esta semana, em Lisboa, em videoconferência com o Rio de Janeiro, um acordo de colaboração para o lançamento do “Programa de Formação Avançada e de Investigação Conjunta em Geo-engenharia de Reservatórios”.
O programa envolve três universidades portuguesas e duas brasileiras e visa desenvolver os quadros das duas empresas para reforçar a eficiência na exploração de petróleos.
Este acordo resulta da colaboração entre a Galp Energia e a Petrobras no domínio da exploração e produção, e pretende afirmar-se como uma aposta na inovação e na aproximação às comunidades científica e académicas em Portugal e no Brasil.
Na mesma sessão, foram firmados acordos com cinco instituições de de ensino superior: Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL); Instituto Superior Técnico (IST); Universidade de Aveiro (UA); Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Universidade Estadual Paulista (UNESP).
O curso prevê 840 horas de aulas, divididas entre uma componente teórica e uma componente de resolução de casos práticos relacionados com a experiência de ambas as empresas. O plano integra disciplinas de Geologia, Geofísica, Geomecânica, Geoquímica, Petrofísica, Engenharia e Matemática. «Com este curso pretende-se que sejam desenvolvidas aptidões e métodos de investigação no domínio da Geo-engenharia de reservatórios carbonáticos, dotando geólogos, geocientistas e engenheiros de competências multidisciplinares diferenciadoras. A Galp Energia procura, assim, formar recursos humanos com qualificações que, no presente, não existem no mercado de trabalho em número suficiente», lê-se em comunicado.
A primeira edição contará com quadros não só da Galp Energia e da Petrobras, mas também da ENH, Empresa Nacional de Hidrocarbonetos de Moçambique.
«Este forte investimento na qualificação dos seus quadros representa, para a Galp Energia, mais um passo na consolidação da sua estratégia de crescimento na exploração e produção de petróleo e gás natural», avança ainda a empresa em comunicado.