GEEM e Biogen Idec atribuem bolsa de investigação

O Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla da Sociedade Portuguesa de Neurologia e a Biogen Idec, atribuíram um prémio e uma bolsa de investigação em Esclerose Múltipla no valor de 46 mil euros.

 

O Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla da Sociedade Portuguesa de Neurologia e a Biogen Idec, atribuíram um prémio e uma bolsa de investigação em Esclerose Múltipla no valor de 46 mil euros: a bolsa de Investigação em Esclerose Múltipla (BIEM), no valor de 40 mil euros, e o Prémio EMin, para internos de neurologia, no valor de 6 mil euros. Ambos visam apoiar e incentivar o desenvolvimento de projectos de investigação sobre aquela patologia em Portugal.

 

A bolsa BIEM foi atribuída ao grupo de estudo liderado por Ana Martins da Silva, neurologista, pelo projeto que pretende identificar os biomarcadores genéticos e epigenéticos da progressão da doença em doentes de EM portugueses. Esta bolsa contempla projetos de investigação multicêntricos, nacionais (podendo haver colaboração internacional), com a duração de dois anos.

 

Já o vencedor do prémio EMin (Esclerose Múltipla para Internos de Neurologia) foi um estudo nacional sobre a demografia, perfil socioeconómico e características da patologia dos doentes de EM portugueses, desenvolvido por um grupo de estudo liderado pelo neurologista Paulo Alegria.


O EMin tem por objectivo desenvolver os conhecimentos e o interesse dos internos de Neurologia na EM, ao proporcionar-lhes formação específica e ao mesmo tempo estimulando o desenvolvimento de projectos de investigação próprios que culminem na sua publicação. Ao longo do ano de 2014, foi proporcionada formação presencial, através da realização de cinco sessões, e acompanhamento do trabalho de investigação desenvolvido.

Ler Mais