
Gen Z, Millennials, X e Boomers no mesmo local de trabalho? Aprenda a liderar cada uma (com sucesso)
São vários os sectores de actividade que, actualmente, contam com várias gerações a trabalhar no mesmo local. Ainda que a diversidade etária traga vantagens a qualquer organização, liderar e gerir quatro gerações ao mesmo tempo não é tarefa fácil. George Stern, ex-consultor na McKinsey & Company, ex-conselheiro na Casa Branca durante a presidência de Barack Obama e fundador da G&P LLC, partilha dicas valiosas.
Cada uma das gerações tem as suas características e especificidades, que logicamente se reflectem na forma como trabalham e estão nas empresas.
Geração Z (1997–2012)
Descritos como arrogantes, amáveis e sempre ao telemóvel, na verdade são claros sobre os limites, inclusivos, aprendem rapidamente e são ávidos por reparar sistemas avariados.
Valorizam
- a produtividade, não as horas, por isso raramente são pontuais;
- o crescimento profissional e não a lealdade cega, por isso mudam frequentemente de emprego;
- a agilidade e rapidez, por isso comunicam por emojis e mensagens directas.
Como liderá-los:
- Explicando o porquê, e não apenas o quê;
- Dando feedback com antecedência, frequência e clareza;
- Deixando-os questionar fluxos de trabalho desactualizados;
- Oferecendo flexibilidade na forma como trabalham, desde que o trabalho seja feito.
Millennials (1981–1996)
Descritos como indecisos, ávidos de elogios e muito sensíveis, na verdade, são colaboradores fortes, motivados pelo significado, peritos em tecnologiae resilientes sob pressão.
Valorizam:
- o feedback, não os elogios
- a flexibilidade
- o trabalho colaborativo, por isso precisam de decisões em grupo
Como liderá-los:
- Conectando o trabalho ao propósito ou progresso;
- Oferecendo coaching juntamente com autonomia.
- Proporcionando clareza sobre os planos de carreira.
- Criando espaço para as ideias e agindo de acordo com elas.
Geração X (1965–1980)
Descritos como desinteressados, resistentes à mudança e emocionalmente distantes, na verdade, são autossuficientes, focados nos resultados, leais quando confiam neles e calmos sob pressão.
Valorizam:
- a pertinência da comunicação, por isso não falam para ser ouvidos mas sim quando é importante;
- o que é práctico e funcional, considerando que assistiram ao aparecimento e fim de várias “trends”;
- a confiança e não a micro-gestão.
Como liderá-los:
- Deixando-os tratar dos projectos do início ao fim
- Ignorando as questões supérfluas e indo directo ao assunto
- Pedindo opiniões directamente, eles não se autopromovem
- Respeitando a linha entre a vida pessoal e profissional
Baby Boomers (1946–1964)
Descritos como tecnofóbicos, inflexíveis e presos ao passado, na verdade são pensadores com visão de longo prazo, leais, construtores de relações sólidas e mentores sábios
Valorizam:
- a comunicação directa e oral, pois é assim que constroem confiança;
- entender as vantagens e benefícios da tecnologia;
- a curiosidade e o conhecimento, por isso fazem perguntas porque já “viram muito”.
Como liderá-los:
- Explorando a sua experiência antes de “reescrever os manuais”
- Combinando a tradição com a inovação
- Convidando-os a formar outros
- Dando respeito em primeiro lugar