Gerir-se a si próprio: o primeiro passo da Skills Jovem

Nesta edição, apresenta-se a primeira das seis soft skills que constituem o percurso Skills Jovem, uma plataforma de formação online que prepara os jovens para a transição para o mercado de trabalho.

 

Os millennials representam hoje pelo menos um terço da força de trabalho das organizações. Estudos recentes sugerem que as empresas, especialmente as dos mercados desenvolvidos, terão de aprender a atrair e recrutar os millennials que melhor fazem o match com a sua cultura organizacional, de forma a aumentar a sua retenção.

Apesar de serem, na generalidade, mais abertos ao diálogo, mais abertos à diferença e mais abertos à experiência, os millennials são uma geração menos habituada a receber feedbacks negativos ou a lidar com o “não”. Assim, quando chegam ao mercado de trabalho, mesmo estando mais bem preparados tecnicamente do que as gerações anteriores, tendem a desmotivar-se mais rapidamente pois deparam-se, todos os dias, com muitas situações para as quais nunca foram preparados.

Aliás, são muitos os estudos que referem que estes jovens millennials (ou Geração Y) cresceram num meio de muitos elogios e com o ego inflado por pais e outros adultos que acreditavam que as crianças se desenvolvem mais quando são estimuladas. Para além desta crença, os pais da Geração X, que se sentem culpados pela falta de tempo para dedicar aos filhos, tiveram tendência a compensar os filhos com uma educação com menor rigor ou sentido de responsabilidade, tornando-lhes a vida mais fácil e solucionando-lhes os problemas.

Leia o artigo na íntegra, e os testemunhos de Rita Oliveira Pelica, fundadora OnYou – Empowering & Learning Experiences, e Ana Rita Alemão, managing partner LYD – Leading for Greatness, na edição de Setembro da Human Resources Portugal.

 

Leia também este artigo.

Ler Mais