“Gestão de Pessoas: no centro do furacão. E afinal quem manda aqui?” A resposta na Human Resources de Abril. Já disponível online e segunda-feira nas bancas

Na edição de Abril, o destaque de capa vai para a XXV Conferência Human Resources, na qual especialistas responderam ao polémico tema “Gestão de Pessoas: no centro do furacão. E afinal quem manda aqui?”, respostas essas que agora partilhamos. Mas há muitos outros temas – desde logo mais uma edição do Barómetro Human Resources, com foco no Metaverso e no ChatGPT – neste n.º148, que já está disponível online e chega às bancas na próxima segunda-feira.

 

O auditório do Museu do Oriente voltou a encher para ouvir a reflexão de dezenas de especialistas de referência, de diferentes sectores que,  sem tabus, analisaram alguns dos temas mais prementes da Gestão de Pessoas, actualmente.

Nas entrevistas, conversámos com José Ramos, CEO e presidente da Toyota Caetano Portugal, que há 55 anos faz parte do Grupo Salvador Caetano. E partilhou dois segredos: o do seu sucesso e que abrandar o ritmo não está nos seus planos.

Na rubrica Gestora de Pessoas, a protagonista é Ana Andrade, head of People Talent and Culture do WYgroup, que partilha que parte da sua missão passa por criar condições para que o trabalho seja mais do que isso.

Destaque igualmente para os resultados da 46.ª edição do Barómetro Human Resources, que, desta vez, focou a utilidade do Metaverso e do ChatGPT na Gestão de Pessoas… Ficou curioso? Então leia, não se vai arrepender.

Nesta edição apresentamos duas People Talks: uma com Ana Allen Lima, directora de Marketing da CUF, que falou sobre as medidas adoptadas pela CUF como forma de fidelizar talento e reduzir o absentismo; outra com Bárbara Mendonça, especialista em imagem e comunicação visual, que mostra como a imagem influencia o sucesso na carreira.

Também não falta a já habitual HR Talk, desta feita tendo como foco uma reflexão sobre como tornar o trabalho interessante e a importância que isso assume. Gonçalo Pereira, HR manager da Hovione, Alexandra Godinho, head of HR da Corticeira Amorim, e Celso Santos, associate director da Randstad Professionals, foram os convidados.

Este mês esteve repleto de eventos e apresentamos o resumo de três em que a Human Resources foi parceira.

A Abreu Advogados promoveu uma sessão de esclarecimentos sobre as alterações à lei laboral e os desafios que representam para as organizações, tendo contado com a participação de vários especialistas e também do secretário de estado do Trabalho, Miguel Fontes.

Já a NTT Data focou-se no estado da arte de People Analytics nas empresas portuguesas, dando a conhecer os resultados do estudo “The Power of Analytics in HR”, que indicam que há um longo caminho a percorrer.

O “CMS HR Gathering: Mental Health in the workplace”, por sua vez, juntou advogados da CMS internacional, gestores e especialistas para falar sobre um tema que está (e vai permanecer) na agenda das empresas e os seus impactos na produtividade dos colaboradores, organizações e economia do País: a saúde mental no trabalho.

Ainda na edição de Abril, vai conhecer as 50 empresas que, em 2023, mereceram a distinção da Great Place to Work®, que voltou a reconhecer os melhores lugares para trabalhar em Portugal, e saber mais sobre algumas delas.

Não faltam igualmente os habituais Case Study, com a Cofidis a apresentar a nova casa e a sua política “driven by Wellbeing”; e as Boas Práticas, em que damos a conhecer o “Employee Life Cycle” do Grupo Ferrero.

Nos conteúdos branded, os Laboratórios Expanscience têm a palavra e, nos especiais, dois temas: Outsourcing (Randstad) e Employer Branding (Deloitte, Ikea, KPMG, Randstad, The Key Talent).

É mais uma edição repleta de conteúdos que não vai querer perder.

Confira o alinhamento completo, aquiE, seja na versão online ou em papel, não deixe de comprar.

 

E, se ainda não o fez, não se esqueça de votar nos Prémios Human Resources 2023. Até 12 de Maio pode participar na eleição dos melhores entre os melhores – empresas e profissionais – em Gestão de Pessoas!

Ler Mais