Gestão de Talentos e Meritocracia – Prémios Human Resources 2024

Qual a empresa que melhor gere e promove o desenvolvimento dos seus colaboradores, proporcionando-lhes aprendizagens e, como consequência da sua evolução e capacidades, progressão (e promoção) de carreira?

 

Pitch dos finalistas

 

CUF

A CUF existe desde 1945, com a abertura do Hospital CUF Infante Santo e, desde então, tem colocado as pessoas no centro. O mote de Alfredo da Silva, fundador do grupo, sempre foi “Mais e Melhor”.

Com este objectivo, desde sempre que a CUF tem uma preocupação central com o talento e a meritocracia.

Dentro dos valores da CUF estão incluídos a Competência e o Desenvolvimento Humano.

A nossa prática de gestão de desempenho anual, com peso de 50% de objectivos e 50% de competências (idênticas para todos) contempla todos os profissionais da CUF independentemente da diferenciação das funções.

A rotação e mobilidade, prática corrente na CUF que tem acompanhado o nosso crescimento, dão oportunidades aos que merecem, aos nossos talentos que estão dispostos a assumir riscos.

EDP

A EDP procura continuamente promover um sentimento de pertença comum, uniformizando os seus principais processos, de forma a garantir uma cultura baseada no desenvolvimento e na meritocracia. O atual modelo de desenvolvimento, que permite distinguir diferentes níveis de desempenho e assegurar que todos os colaboradores e lideranças conhecem o seu nível de contribuição e como atuar sobre o seu desenvolvimento é um bom exemplo disso. Outro exemplo é também o seu modelo global de compensação, que alinha as práticas locais com uma política global que promove a transparência, a equidade e a meritocracia, ao clarificar os conceitos de compensação, os segmentos organizacionais e a sua relação com a matriz de famílias funcionais e os diferentes percursos de carreira.

Fidelidade

Na Fidelidade, temos vindo a percorrer um caminho de transformação na Gestão de Pessoas. Apostamos em temas essenciais, como lideranças, desenvolvimento, carreiras e flexibilidade, ligadas a uma visão holística das nossas Pessoas e da sua importância para o Grupo e para o negócio e clientes. Partilhamos o ADN Fidelidade, que nos desafia a irmos sempre além do esperado e nos adaptarmos a realidades cada vez mais desafiantes, num mundo em constante mudança.

Vamos continuar a desempenhar um papel ativo na sociedade, envolvendo as nossas Pessoas em ações de responsabilidade social, apostando na formação e reconhecendo o mérito para que, no fim deste caminho, possamos afirmar que nos tornámos na “Fidelidade que queremos ser”. 

L’Oréal

Na L’Oréal premiamos o mérito e o potencial, ao nível de performance de negócio, mas também da gestão das pessoas, tendo por base competências, skills, conquistas e o nível de comprometimento. E este é um reconhecimento transversal a todas as funções e níveis hierárquicos. Acreditamos que todos temos potencial, desde os novos talentos aos colaboradores com mais experiência e este potencial é trabalho, desenvolvido, desafiado e é avaliado tendo por base a visão, ambição, liderança e análise crítica de cada pessoa.

MC / Sonae

A gestão de talento é entendida na MC como um fator de geração de competitividade sendo por isso uma alavanca chave na sua estratégia.

Na MC é realizada uma gestão de desempenho rigorosa, alocando cada pessoa a um segmento de talento específico de acordo com o desempenho e potencial demonstrado. Posteriormente são identificadas e implementadas iniciativas diferenciadas que promovem o desenvolvimento e a retenção, com especial enfoque no segmento de top talent. Promovemos uma cultura de meritocracia, onde o contributo de cada um e a diferenciação do desempenho é sustentado em ferramentas de avaliação reconhecidas internamente. O modelo de gestão de performance promove uma reflexão sobre oportunidades de desenvolvimento, sendo consequente no que respeita à efetiva evolução interna de carreira e remuneração das nossas pessoas.

Nestlé

https://empresa.nestle.pt/

Tabaqueira / Philip Morris

A Tabaqueira, subsidiária da Philip Morris International em Portugal, orgulha-se de estar nomeada na categoria “Gestão de Talentos e Meritocracia”. A transformação do nosso negócio, um desígnio assumido em 2016, é da responsabilidade de toda a empresa, áreas e trabalhadores. Todos os anos, realizamos o ciclo de avaliação que consiste na definição de objetivos relevantes para a função e para o trabalhador, na monitorização dos mesmos e no suporte da chefia para que todos possam desenvolver as competências e atividades necessárias para atingir as metas propostas. Este processo contribui para uma cultura de desenvolvimento e reconhecimento, que permite que todos se sintam parte integrante da evolução da organização. O programa Open Sourcing garante igualdade no acesso às oportunidades existentes na empresa, promovendo a transparência máxima. 

Vodafone

“Together we can” é a base daquilo que faz com que na Vodafone cada pessoa se mova por entregar a melhor experiência a cada Cliente, aliando o melhor da nossa Tecnologia com o melhor de cada um(a) de nós.

Trabalhamos para criar o futuro com os nossos Colaboradores, acreditando e investindo no talento, suportando os líderes na gestão da mudança, preparando e reconhecendo as pessoas que ajudam a transformar a Vodafone numa empresa inclusiva e com as melhores pessoas para enfrentar todos os desafios.

É, juntos, que continuaremos a trabalhar pelo nosso propósito de nos ligarmos por um futuro melhor e é ligados que acreditamos que iremos “conseguir tudo”.

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