Gestores portugueses mais optimistas no mês passado mas uma preocupação em especial aumentou

O optimismo dos gestores portugueses subiu ligeiramente em Fevereiro, segundo o barómetro do Fórum dos Administradores e Gestores de Empresas (FAE), e onde várias categorias recuaram no mês anterior às eleições, incluindo «governo e política».

Apesar de subir «muito ligeiramente» em Fevereiro, de 2,30 para 2,36 pontos, o indicador de optimismo mantêm-se numa «pontuação negativa que permanece desde Setembro de 2023».

«Este indicador revela as preocupações com a situação política actual e a incerteza no futuro», refere o FAE, no documento divulgado.

A principal preocupação dos gestores portugueses em Fevereiro foi a categoria «governo e política», apesar da redução em cadeia de 64,5% para 58,10%. De acordo com o barómetro, esta redução reflecte «talvez uma esperança dos gestores portugueses num futuro próximo mais optimista, com a aproximação das eleições legislativas» de dia 10 de Março.

Também as categorias «taxa de juro» (7,3% para 6,7%), «impostos e tributação» (8,2% para 6,7%), «taxa de inflação» (4,5% para 2,9%) e «concorrência e modelo de negócio» (3,6% para 1%) apresentaram reduções.

Em sentido inverso, em Fevereiro aumentaram as preocupações com «legislação e regulação» (3,4% para 3,8%), «corrupção» (2,7% para 2,9%), «digitalização, disrupção tecnológica» (0,9% para 2,9%) e «cadeias logísticas, abastecimento» (0,9% para 1,0%).

A categoria em que a preocupação dos gestores portugueses mais subiu em Fevereiro foi a «contratação e retenção de talentos», que teve uma subida de 13,4 pontos percentuais, para 14,3%.

«Transmite desta forma, a preocupação da capacidade das empresas de reter no tecido empresarial os jovens que têm recorrido ao mercado internacional com uma grande afluência», apontam os autores do barómetro.

O Barómetro Mensal dos Gestores Portugueses baseia-se num inquérito mensal aos associados do fórum sobre o que mais preocupa os gestores e administradores de empresas para os 12 meses seguintes, incluindo também o nível de optimismo e pessimismo para esse período.

Com as respostas – numa média entre 170 a 210 – o Fórum dos Administradores e Gestores de Empresas (FAE) constrói um barómetro mensal que indica, mensalmente e numa série longa, a evolução das preocupações e do optimismo dos gestores portugueses.

Ler Mais