A excelência na Delphi

A história recente da Delphi não tem sido fácil. Aurélio Caldeira, director de RH, conta-nos o que mudou nos últimos anos na empresa fornecedora de equipamentos para automóveis.


«O nosso esforço não é para viver, é para sobreviver. Tem sido um caminho difícil, encontrámos muitos obstáculos: muitas vezes não tínhamos orçamento. Mas conseguimos sempre alcançar os resultados com imaginação e criatividade », explicou o director de RH na Delphi.

A história recente da empresa justifica este caminho de dificuldade. Em 1999, a Delphi fez um spin off, abandonando a gigante General Motors para passar a actuar no mercado de forma independente. E optaram, como estratégia para sobreviver no mercado do sector automóvel, por se concentrar apenas nas áreas de negócio core, vendendo ou encerrando todas as outras.

Esta opção afectou directamente Portugal, com as fábricas que fecharam a fazer as manchetes dos jornais. E, no nosso país, a aposta passou pela qualidade e a excelência. Por isso, hoje, os colaboradores da Delphi trabalham para marcas como a BMW, a Mercedes ou a Ferrari. Para garantir que se mantém a parceria com estas marcas de topo, é necessário afiançar que os colaboradores estão motivados para fazer o melhor trabalho possível. «Afinal vivemos 10 a 12 horas por dia para a empresa», reconhece Aurélio Caldeira.

Assim, todos os anos, o departamento de RH organiza a Semana da Excelência com actividades que visam reconhecer o trabalho feito pelos colaboradores ao longo do ano, envolver as famílias e trazer as empresas clientes a conhecer a realidade da Delphi. Ainda que contem com condicionantes como o orçamento ou as pausas curtas dos colaboradores (sobretudo os que trabalham na linha de montagem que não pode parar), esta semana é sempre esperada com ansiedade pela equipa.

O tema deste ano é o Futuro. As actividades desenvolvidas na Semana da Excelência são tão diversas como a apresentação do Quadro de Honra e respectivos prémios de assiduidade. As empresas clientes são convidadas a conhecer as unidades da Delphi e como são feitos os componentes que depois integram o seu carro, em troca há oportunidade para fazer um test-drive. No último dia da semana, os filhos dos colaboradores são convidados a visitar a fábrica para conhecerem o trabalho dos pais.

Este ano, uma das novidades é a criação de uma horta biológica que deve ser tratada por cada área, reforçando o teambuilding ao longo de todo o ano. Outra é a redecoração do refeitório, o espaço mais utilizado socialmente e que, em 21 anos, nunca tinha conhecido uma remodelação profunda.

Se a Semana da Excelência é uma iniciativa pontual no ano, a função dos RH manifesta-se em cada dia do ano. «É preciso envolvimento. Quando os RH propõem uma medida nova há sempre uma resistência inicial que é preciso ultrapassar», defende Rita Francisco, técnica de RH na Delphi. Para potenciar esse envolvimento, todos os dias, o departamento de RH está aberto às sugestões dos colaboradores das diferentes áreas. «Às vezes a ideia simples de um técnico ou de um operador é a mais eficaz», conclui Rita Francisco.

Artigos relacionados:

Get Together: O conhecimento partilha-se

Get Together: A família no Santander Totta

Ler Mais