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“Get Together” reúne melhores projectos de Comunicação Interna
O 20.º Get Together, iniciativa do Observatório de Comunicação Interna e de Identidade Corporativa, que decorreu hoje em Lisboa, deu palco aos projectos vencedores da 4.ª edição dos Prémios OCI.
Foi no Hotel Mariott, em Lisboa, que decorreu o 20.º Get Toghether do Observatório de Comunicação Interna e Identidade Corporativa (OCI), uma iniciativa da Universidade Católica Portuguesa e da Inforpress. A presente edição dedicou-se à apresentação dos projectos vencedores dos Prémios OCI, iniciativa que reconheceu em Maio as melhores iniciativas de Comunicação Interna nas empresas portuguesas.
Câmara Municipal de Lisboa, Deloitte, Eurest, Grupo CH e a investigadora Joana Rodrigues apresentaram os projectos vencedores à plateia, numa sessão que contou com a moderação de Isabel Viegas, directora coordenadora de Recursos Humanos do Santander Totta.
Nove mil e sessenta e um trabalhadores, 161 dirigentes, 166 unidades orgânicas e 233 milhões por ano em despesas em recursos humanos em 2013. A estrutura da Câmara Municipal de Lisboa, a maior câmara do País, representa desafios a diversos níveis – incluindo o comunicacional, realça Fátima Madureira, directora do departamento de Marketing e Comunicação da CML, principalmente numa época de reestruturação na sequência da fusão de freguesias no concelho. O Prémio Estratégia Integrada de Comunicação Interna foi atribuído ao plano concebido pela Câmara para conseguir passar a mensagem a todos os trabalhadores, todos de perfis muito variados.
Rita Romão, manager da Deloitte, explicou os elementos que fizeram com que a consultora vencesse o Prémio Gestão da Mudança com o projecto “I Love Tax”, que juntou os departamentos de Marketing, Comunicação e Recursos Humanos. O problema: a área de Impostos estava a perder o poder de atracção junto do mercado. Foi, segundo Rita Romão, necessário encetar um plano de brand building para inverter a curva descendente do produto e para diferenciar o serviço junto dos clientes. Durante um ano e meio, a iniciativa “I love Tax”, fomentou junto dos 250 profissionais da equipa de Impostos aquilo que os clientes, ouvidos previamente pela Deloitte, já lhes reconheciam: a dedicação ao serviço prestado.
A Eurest, vencedora do Prémio Glocal, apostou no controlo do desperdício através da importação do programa brasileiro “Nota 10”, adaptado em Portugal para “Consumo Consciente Respeita o Ambiente.” Segundo Beatriz Oliveira, directora de Qualidade da Eurest, o objectivo deste programa é de sensibilizar os consumidores e as empresas a reduzir os desperdícios alimentares com a adopção de procedimentos e novos padrões de comportamento. Uma iniciativa que, apesar das resistências iniciais das empresas, atrai actualmente diversas organizações que querem fazer parte do projecto.
Filipa Prenda, do Grupo CH, falou à plateia sobre o Flying Experience, programa de saltos de pára-quedas que deu à consultora de Coimbra o Prémio Inovação em Comunicação Interna. Um programa que pôs todos os colaboradores a saltar de pára-quedas, em colaboração com a SkyDive, e que já se tornou numa exigência para todos os futuros contratados pela CH. Cerca de 50 colaboradores já saltaram a centenas de metros de altitude em prol do engagement interno, num investimento total de 15 000 euros – um valor que deverá duplicar até ao fim do projecto, segundo a responsável.
Para finalizar, Joana Rodrigues, autora da tese de mestrado “A Comunicação Interna Corporativa em rede – Estudo de Caso: A Intranet como instrumento de Gestão participativa no Grupo EDP” e vencedora do Prémio Trabalho Académico sobre Comunicação Interna, detalhou as diferenças entre a primeira versão da Intranet da eléctrica e a actual, com uma matriz mais próxima dos social media.