Governo investe mais quatro milhões de euros no combate ao abandono no ensino superior

O Governo vai investir mais quatro milhões de euros no programa de combate ao insucesso e abandono no ensino superior, e a segunda fase de financiamento destina-se às instituições de Lisboa, Algarve, Açores e Madeira.

 

A verba para a segunda fase do Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior foi anunciada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) que, em comunicado, explica que o montante «destina-se a apoiar iniciativas de combate ao abandono e insucesso no ensino superior».

Desta vez, serão financiadas iniciativas desenvolvidas por instituições de ensino superior, públicas e privadas, da Área Metropolitana de Lisboa, Algarve, e regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Na primeira fase, concluída no início do ano, foram financiadas 24 instituições, em cerca de 6,6 milhões de euros, das chamadas regiões de convergência (Norte, Centro e Alentejo), uma vez que o financiamento era garantido pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Capital Humano.

«Nesta segunda fase, o Governo pretende continuar a estimular o desenvolvimento de mecanismos de apoio à integração académica dos novos estudantes e à promoção do seu sucesso, através da adoção de práticas inovadoras de ensino, aprendizagem e avaliação e pelo fortalecimento das práticas de autoaprendizagem e de trabalho em equipa», refere o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

Destinada, sobretudo, aos alunos inscritos pela primeira vez no ensino superior, o executivo sublinha que se trata de uma «iniciativa sem precedentes na promoção do sucesso académico e no combate ao abandono».

«Apesar de Portugal ter taxas de abandono e de insucesso abaixo da média da OCDE, o MCTES considera prioritário estimular a qualidade e a relevância das aprendizagens no ensino superior», acrescenta o comunicado.

Ler Mais