Grupo Ageas Portugal reforça aposta na sustentabilidade e lança seu primeiro relatório neste âmbito

O Grupo Ageas Portugal lançou o seu primeiro relatório de sustentabilidade que pretende reflectir a importância de cada colaborador e cada parceiro, assim como, a dinâmica de iniciativas e a interacção entre todos os Stakeholders, as ambições do Grupo para o futuro e identificação de aspectos a melhorar.

 

As várias iniciativas desenvolvidas ao longo do ano contribuíram para que o Grupo alcançasse um valor económico directo gerado de 937 milhões de euros e um valor económico directo distribuído de 886 milhões de euros.

Além disto, o Grupo fechou o ano com um total de 1281 colaboradores – 711 mulheres e 579 homens – e cerca de 1,9 milhões de clientes (com pelo menos uma apólice em vigor). Relativamente ao apoio à comunidade, os dados revelam que em 2020 foram investidos cerca de 645 mil euros e foram apoiadas 141 instituições, tendo havido também mais de 30 mil beneficiários.

A nível ambiental, o Grupo diminuiu em 44% as emissões de gases com efeito de estufa, naturalmente decorrente dos resultados do teletrabalho em contexto pandémico, mas também da redução de espaços físicos face à preparação da mudança de todos os colaboradores para os dois novos edifícios em 2022.

Além das actividades decorridas em 2020, no relatório foram destacadas, ainda, algumas iniciativas que têm sido desenvolvidas ao longo do tempo.

Assim, em 2020 algumas das iniciativas mais significativas foram, por exemplo, o Programa Voz Clara, que pretende clarificar a forma como comunicamos com os nossos clientes e garantir que simplificamos o “segurês”; o “Ori€nta-te”, uma iniciativa da Fundação Ageas que visa familiarizar, de uma forma prática, os jovens do 3.º Ciclo do Ensino Básico com conceitos de literacia financeira; as iniciativas de literacia em saúde promovidas pela Médis, que tiveram novidades em 2020 e o serviço PAR para Empresas e PME, com o objectivo de ajudar as empresas a gerir o risco. Ainda no apoio à comunidade, destacou-se a “Chamada Amiga” que teve como objectivo combater o isolamento social da população sénior, através de chamadas telefónicas diárias de voluntários que levam um pouco de alegria a quem ficou mais sozinho durante a pandemia.

A grande iniciativa que marca o ano de 2020, foi o programa “Olá Amanhã”, um grande passo no processo de integração da organização com vista à mudança para os novos edifícios, em Lisboa e no Porto. Desta forma, construídos com foco na sustentabilidade, os novos edifícios apresentam-se como uma grande aposta para concretizar o objetivo da redução da pegada ambiental do Grupo.

Steven Braekeveldt, CEO do Grupo Ageas Portugal, afirma: «Este primeiro Relatório de Sustentabilidade é mais um passo em frente no caminho que estamos a trilhar. Pela transparência e melhoria contínua, enquanto forma de prestar contas e de corresponder à confiança que é depositada em nós pelos nossos Stakeholders. É também uma das formas para germinar uma mentalidade sustentável, responsável e inclusiva em todas as decisões, sejam elas grandes ou pequenas. Algo que vamos consolidar com a chegada do novo ciclo estratégico, que temos já em preparação».

A sustentabilidade é um eixo central no novo ciclo estratégico do Grupo Ageas Portugal e fazem parte da estratégia de sustentabilidade, três ambições de longo prazo: o contributo para uma sociedade mais saudável, a promoção da resiliência climática e a inclusão.

Ler Mais