
Grupo Cegos lança cursos blended 4REAL
A Cegos lançou o 4REAL, uma abordagem que se concentra na transposição operacional para longo prazo e que estará disponível no mercado nacional na Primavera de 2018, com um estilo de aprendizagem que promete resultados profissionais e um impacto no desempenho “de forma real”.
O novo curso está disponível na plataforma online LearningHub @ Cegos . Estes cursos 4REAL cumprem os quatro critérios que as organizações actuais procuram. São desenvolvidos em parceria com utilizadores finais, oferecendo uma solução de formação que visa a implementação a longo prazo de práticas profissionais e permitem que os participantes aprendam próprio ritmo; concentram-se na transposição do que foi aprendido para o local de trabalho: garantindo assim que os participantes entendem o conteúdo; produzem resultados no local de trabalho e contribuem para a melhoria do desempenho; incluem a melhor tecnologia digital acessível a qualquer momento, em qualquer dispositivo, sempre que houver uma oportunidade adequada para aprender e, por fim, são personalizáveis, para atender às questões de desempenho do tecido empresarial e permitir que cada participante aprenda de acordo com suas próprias preferências.
Ao analisar os serviços de consultoria e suporte que a Cegos oferece aos seus clientes, o Grupo identificou três grandes problemas que a comunidade empresarial actualmente enfrenta: Dificuldades na transformação, profissionalização e na inovação.
– Transformação. De acordo com pesquisas do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB), publicadas no estudo HR Change Readiness de 2015, as empresas passam pelo menos por cinco grandes mudanças a cada três anos. No entanto, 60% desses projectos são totalmente novos contribuindo para o desenvolvimento de uma maior incerteza e complexidade. Como resultado, as empresas encaram apenas um terço desses projectos como um projecto de sucesso.
– Profissionalização. As empresas de hoje precisam de auxiliar os seus funcionários a desenvolver aptidões profissionais de forma contínua. Estima-se que no futuro, os funcionários vão mudar de emprego a cada dois anos. Isso significará desenvolver não só novas aptidões técnicas, mas também interpessoais, que são essenciais para o trabalho ágil, tanto individual como em equipa, num contexto de mudanças rápidas e contínuas.
– Inovação. Para responder a estes desafios, numa altura em que os métodos de aprendizagem estão a mudar e há uma infinidade de opções de formação disponíveis, as empresas precisam adoptar uma abordagem ágil da inovação e fazer as escolhas corretas quando se trata do tema formação.
Por isso, José Montes, chairman do Grupo Cegos, conclui que as empresas «esperam que as organizações de L&D estejam alinhadas com as suas necessidades em termos de serviços e desempenho.É por isso que, como líder internacional no sector de L&D, tomámos a decisão há vários meses de reorientarmos o nosso core business (formação e consultoria) e oferecer às organizações serviços que se estendem ao longo de toda a cadeia de valor da formação. Foram estas premissas que deram suporte às aquisições feitas recentemente pela Cegos (o principal fornecedor de formação da Alemanha e o principal fornecedor francês de gestão da formação) e levou ao lançamento do 4REAL».
Veja também estas notícias.