Grupo da Indústria Metalomecânica está a contratar 30 jovens até aos 30 anos. O CEO explica quais as competências procuradas (e o que oferecem)

O Grupo Mecwide, que presta de serviços no sector da Indústria Metalomecânica, tem em curso a contratação de 30 jovens profissionais até aos 30 anos. A Human Resources Portugal falou com André Pinto, CEO da empresa, que explica quais as competências que estão à procura.

 

A empresa sediada em Barcelos vai «alargar o quadro em áreas estratégicas como Engenharia, Tecnologias de Informação, Gestão Industrial ou Economia, reforçando assim a resposta aos diferentes projectos nacionais e internacionais». Estas contratações respondem ao objectivo de captação de jovens talentos, definida pela estratégia MECWIDE Talent_Grow INside Mecwide – um conjunto de programas de formação e desenvolvimento de recém-licenciados.

 

1. Têm em curso a contratação de jovens profissionais, que competências (hard e soft skills) procuram?
Na Mecwide, reconhecemos a importância de trazer novos talentos para a nossa equipa. Acreditamos que os jovens profissionais têm um papel fundamental em impulsionar a inovação e o crescimento na nossa empresa.

Para nós, as competências sociais são tão importantes quanto as competências técnicas. Questões como comunicação interpessoal, capacidade de planeamento e gestão eficaz do tempo e trabalho em equipa destacam-se entre as soft skills mais valorizadas por nós. Relativamente a hard skills valorizamos a formação académica em engenharia mecânica, gestão industrial, experiência em gestão de projectos, sem esquecer os conhecimentos técnicos de soldadura e desenho técnico.

 

2. Em que consiste a estratégia MECWIDE Talent_Grow INside Mecwide?
O Mecwide Talent_Grow INside Mecwide é um conjunto de programas de formação e desenvolvimento projectados para jovens talentos que tenham concluído a licenciatura em diversas áreas, como Engenharia, Tecnologias de Informação, Gestão e Economia.

Estamos profundamente convencidos de que a aprendizagem no ambiente de trabalho desempenha um papel fundamental no aprimoramento do talento, uma vez que proporciona uma dimensão prática do funcionamento empresarial que beneficia significativamente os participantes. Isso oferece-lhes uma experiência valiosa que não é adquirida através do ensino tradicional nas escolas ou universidades.

 

3. Que iniciativas inclui no âmbito da formação e desenvolvimento de recém-licenciados?
Na Mecwide, as iniciativas de formação e desenvolvimento para recém-licenciados incluem estágios remunerados, formação prática no local de trabalho, mentoria, programas de desenvolvimento profissional, participação em projetos estratégicos e programas de integração. Essas acções têm como objectivo proporcionar uma base sólida para o crescimento profissional e pessoal dos recém-licenciados, permitindo-lhes contribuir para o sucesso da empresa.

 

4. Quais as mais valorizadas pelos vossos formandos?
A formação prática no local de trabalho e a possibilidade de participar em projectos estratégicos são bastantes valorizadas pelos nossos colaboradores.

 

5. O programa de formação de Project Managers já vai na segunda edição. Que balanço fazem até agora e que resultados obtiveram?
O balanço do nosso programa é muito positivo, e os resultados alcançados até o momento são excelentes. Este programa foi concebido com o propósito de capacitar os nossos trainees com as habilidades e conhecimentos necessários para liderar projetos com sucesso, e os resultados falam por si mesmos.

Desde o início do programa, temos testemunhado um notável progresso entre os nossos trainees, algo que tem sido reconhecido no âmbito de todas as áreas em que já estiveram envolvidos. Além disso, os próprios trainees têm expressado grande satisfação com as oportunidades de desenvolvimento de carreira e o reconhecimento pelo seu comprometimento.

Estamos entusiasmados com os resultados até agora e ansiosos para continuar a investir na formação e desenvolvimento dos nossos talentos, com o objectivo de alcançar novos patamares de sucesso no futuro.

 

6. Num Grupo com diversidade de unidades de negócio e com cerca de mil colaboradores, quais os principais desafios na Gestão de Pessoas que enfrentam actualmente?
Actualmente enfrentamos uma série de desafios no que toca à Gestão de Pessoas, que consideramos transversais a várias organizações como a nossa. A escassez de mão de obra especializada, a gestão das expectativas, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, a retenção de talentos e a preocupação com o bem-estar e saúde mental dos nossos colaboradores, são desafios que enfrentamos diariamente.

Ler Mais