
Grupo Nabeiro lidera o ranking das empresas mais responsáveis de Portugal pelo quarto ano consecutivo. Conheça o restante top 10
O Grupo Nabeiro (Delta Cafés) lidera o ranking das 100 empresas mais responsáveis de Portugal em matéria de ESG (ambiental, social e governança) do Merco, pelo quarto ano consecutivo.
Segue-se o IKEA, que ocupa o segundo lugar (subindo uma posição no ranking em relação à edição anterior), e a EDP, em terceiro lugar (que foi a segunda na última edição). Nas posições seguintes, encontram-se a Jerónimo Martins, em 4.º lugar, e a Sonae, em 5.º. Lidl (6.º), Microsoft (7.º), CUF (8.º), Leroy Merlin (9.º) e Mercadona (10.º) completam o top 10.
No que diz respeito às subclassificações ESG (Ambiental, Social, Governança), o Grupo Nabeiro (Delta Cafés) mantém a liderança em todas elas. Na categoria ambiental, o segundo lugar é ocupado pelo IKEA e o terceiro pela EDP.
Por último, na subcategoria de Governança, o IKEA volta a ficar em segundo lugar, seguida pela Caixa Geral de Depósitos, que ocupa a terceira posição.
Este ranking avalia as empresas que, em 2024, melhor cumpriram com os fatores ambientais, sociais e de governança corporativa, dando origem a uma lista geral e outras três específicas, para cada um dos pilares ESG (Ambiental, Social, Governança).
Na elaboração do Merco Responsabilidade ESG Portugal 2024, participaram 258 executivos de grandes empresas, 28 especialistas em RSC, 47 analistas financeiros, 50 jornalistas de economia e sociedade, 30 membros do governo, 37 responsáveis de ONGs sociais e ambientais, 40 dirigentes sindicais, 38 líderes de associações de consumidores, 37 Social Media Managers e 800 cidadãos (Merco Sociedade).
Além dessas avaliações, o estudo também inclui uma análise da reputação digital das empresas (Merco Digital) e uma avaliação da realidade objetiva das empresas que é aferida através da resposta a um questionario de méritos reputacionais, realizado por 28 empresas. Estes rankings são o resultado de 6 avaliações, 15 fontes de informação e 2.401 inquéritos. Pode assistir ao webinar aquí.