Guilherme Grossman, eXp Realty Portugal: É no metaverso que está toda a actividade desta imobiliária. E os agentes «mais produtivos podem beneficiar de 100% das comissões»

Este ano, pelo sexto consecutivo, a eXp voltou a ser distinguida pela Glassdor’s Best Place do Work como uma das melhores empresas para se trabalhar. Para Guilherme Grossman, Managing Broker da eXp Realty Portugal, as razões para tal passam por um modelo inovador de negócio virtual e um conjunto de benefícios como formação contínua, flexibilidade horária e espacial, remuneração acima da média e acções da empresa.

 

Por Tânia Reis

 

A mediadora imobiliária eXp tem tido um crescimento constante e, em 2020, presente em oito países, contava com mais de 25 mil agentes imobiliários, tanto em nome individual, como em pequenas e médias empresas. Hoje, marca presença em 24 países, incluindo Portugal, e conta com uma comunidade de mais de 89 mil agentes, todos ligados através do metaverso, a plataforma eXp World.

Há seis anos consecutivos que a eXp é considerada uma das melhores empresas para se trabalhar, segundo a Glassdor. Que principais motivos aponta para tal?

Os agentes eXp são o pilar de toda a actividade da marca. Somos uma imobiliária com foco total no agente e nas ferramentas de trabalho que lhes proporcionamos. Por isso, na integração da empresa, oferecemos-lhes condições vantajosas e competitivas em relação ao mercado, para que possam estar totalmente aptos e motivados a colocar o cliente e as suas necessidades em primeiro lugar.

Além da remuneração atractiva de 75% de comissão em cada venda de um imóvel, os agentes, assim que transaccionam o seu primeiro negócio, tornam-se accionistas da empresa. Caso contribuam para o aumento da rede eXp, isto é, se angariarem um agente para o mundo eXp, passam a ter uma fonte de rendimento passiva, o Revenue Share, que lhes permite receber uma percentagem da comissão gerada por este agente e por todos os agentes que este trouxer. Oferecemos ainda mais de 50 horas semanais de formação gratuita, tecnologia inovadora, que lhe proporciona mais produtividade e lhe permite trabalhar em mercados internacionais, nos países onde actuamos. Podemos aliar todos estes motivos à flexibilidade horária e espacial, actualmente muito valorizada.

 

Como lidam actualmente com os desafios de um mercado imobiliário tão exigente como o nosso? 

A eXp é uma das mediadoras imobiliárias com o maior crescimento de sempre. Em 2020, contávamos com mais de 25 mil agentes imobiliários, tanto em nome individual, como em pequenas e médias empresas, e estávamos presentes em oito países. Hoje, a eXp marca presença em 24 países em todo o mundo, Portugal incluído, e conta com uma comunidade de mais de 89 mil agentes imobiliários, todos ligados entre si, graças à plataforma eXp World, o metaverso que une todos os consultores da eXp a nível mundial.

Ter uma experiência global ajuda-nos a chegar a outros mercados, a aplicar e aprender as melhores práticas que se fazem lá fora e a estarmos mais atentos e aptos a adaptarmo-nos às adversidades, estando sempre atentos às mudanças e às tendências.

As formações que promovemos aos nossos agentes também lhes permitem estar actualizados com as últimas tendências para que possam ser melhores profissionais, aconselhando o cliente e procurando activamente por mais negócios.

 

Num sector com características tão específicas, quais as particularidades do vosso modelo de trabalho?

A eXp Realty distingue-se por ter sido a primeira mediadora imobiliária no mundo a estabelecer o seu negócio apenas na nuvem, com a criação da plataforma eXp World, uma plataforma inovadora que funciona em realidade 3D, o nosso metaverso, e que reúne toda a actividade da empresa, inclusive os nossos escritórios, onde os agentes imobiliários se podem deslocar e comunicar uns com os outros de forma simples, fácil e instantânea.

Com um modelo de negócio virtual, fornecemos aos agentes imobiliários o acesso a ferramentas de gestão, tecnologia de ponta, formação imobiliária contínua e orientação de excelência para que possam apresentar resultados de forma diária e contínua. Nesta plataforma, cada agente imobiliário é representado por um avatar personalizado e tem acesso a uma conta pessoal, que reúne os dados dos seus clientes e transacções efectuadas, e um escritório privado virtual, que pode, por exemplo, ser trancado para a concretização de reuniões importantes com toda a privacidade. As ferramentas tecnológicas da plataforma permitem aos agentes encontrar os anúncios mais recentes de forma a obter informações valiosas sobre o mercado, para que consigam o melhor preço possível para os seus clientes. É um local de trabalho dinâmico, prático, funcional e sustentável.

A eXp possibilita ainda realizar todos os passos de compra e venda de casa em formato totalmente digital, de forma oficial e certificada, como assinaturas digitais com validade legal e conta com o apoio do departamento de transacções, que auxilia os agentes na documentação necessária como a preparação do CPCV e agendamento de escrituras.

Além destas particularidades, a plataforma permite-nos reduzir a pegada de carbono, uma vez que funcionamos apenas no virtual, e reduzir os custos associados aos espaços físicos dos escritórios.

E em termos de remuneração, como funciona a eXp Realty? Quanto, em média, aufere um consultor com a venda de uma casa, por exemplo?

A remuneração vai depender do valor do imóvel, da comissão negociada e da produtividade do agente, mas oferecemos ainda regalias que permitem aos nossos agentes imobiliários maximizarem os seus rendimentos. Além da comissão de 75% em cada transacção e do rendimento passivo, através do Revenue Share, os agentes imobiliários mais produtivos podem alcançar o CAP e beneficiar de 100% das comissões e ser premiados com acções da Holding, através do programa Icon Agent.

Os agentes imobiliários atingem o escalão CAP quando contribuem com 25 mil euros para a eXp. Isto significa que, a partir do momento em que chegam a este escalão, cada venda garante-lhes 100% da comissão, com uma contrapartida de pagamento apenas de 250€ por cada transacção.

Por outro lado, quando atingem 400 mil euros de comissões brutas por ano, com um mínimo de 10 transacções, a eXp oferece um prémio de 25 mil euros em acções da eXp World Holdings, Inc., empresa cotada no Nasdaq.

 

Acredita que o factor financeiro continua a ser o principal atractivo do sector?

É um factor que tem um peso importante na decisão, visto que oferecemos o melhor pacote de remuneração do mercado, no entanto, existem outros factores que têm poder na atracção de consultores. Os nossos agentes valorizam muito a formação de excelência que oferecemos, o network nacional e internacional, a tecnologia e a flexibilidade horária, bem com a flexibilidade para trabalharem em qualquer parte do mundo, devido ao nosso modelo de negócio virtual. As comissões são atractivas e acima da média, mas também nos preocupamos com os nossos agentes e oferecemos-lhe as melhores condições para que se sintam motivados a trabalhar.

 

Quantos colaboradores integram hoje a eXp Realty em Portugal?

Actualmente, estamos quase a ultrapassar a barreira dos 300 agentes imobiliários em Portugal e ambicionamos chegar aos 500 agentes até ao final do ano.

Temos agentes imobiliários que estão a aprender sobre o mercado connosco, através das nossas formações e mentoria, mas sobretudo temos agentes com elevado experiência no sector que vieram de outras consultoras imobiliárias e que apostaram no nosso modelo de negócio.

 

Que critérios procuram e mais valorizam num profissional?

Procuramos pessoas empenhadas, com espírito empresarial, dinâmicas, que sejam empáticas e que tenham determinação. Valorizamos bons comunicadores e pessoas que tenham vontade em evoluir e aprender com os colegas e com as melhores práticas e formações que disponibilizamos, para que se destaquem no mercado enquanto profissionais de prestígio.

 

O que vos diferencia enquanto recrutador no mercado imobiliário?

Na eXp não temos um departamento de recrutamento, esta tarefa é incumbida a cada um dos agentes que, de forma natural, se relacionam com outros agentes do mercado e apresentam o nosso modelo, gerando curiosidade a atracção pelo mesmo, dada as condições excepcionais e diferenciadoras que oferecemos aos nossos profissionais.

Todas as quartas-feiras, sem excepção, às 19h30, realizamos um webinar gratuito e online no Zoom onde os nossos agentes podem participar e trazer convidados para que possam conhecer com detalhe o nosso modelo de negócio. Os nossos agentes são os principais responsáveis pelo crescimento da empresa, que acontece de forma orgânica, no passar a palavra, atraindo outras pessoas para o nosso negócio.

 

Que medidas/iniciativas levam a cabo para captar os melhores profissionais?

Além do Webinar semanal e das referências por parte dos nossos agentes, que são as principais portas de entrada para a eXp Realty, temos realizado de forma constante roadshows presenciais em diversas cidades de Portugal. Valorizamos os consultores com experiência profissional comprovada e com bons resultados, sendo que temos a opção do programa de mentorship disponível para os consultores sem experiência no ramo imobiliário, que são bem-vindos à eXp. Mesmo que não tenham ainda experiência na área, terão certamente um bom acompanhamento até se tornarem bons agentes imobiliários.

 

E de que forma conseguem reter esses colaboradores?

As particularidades do nosso modelo de negócio permitem que os nossos agentes tenham a oportunidade de assumir o controlo da sua carreira, liberdade financeira e flexibilidade horária. Ao integrarem a eXp tornam-se accionistas da empresa, as remunerações são atractivas pelas comissões e pelos prémios que oferecemos através dos escalões e oferecemos mais de 50 horas semanais de formações gratuitas para que possam adquirir conhecimentos para estarem sempre a par do mercado imobiliário.

Oferecemos, também, a liberdade aos nossos agentes sobre a forma de trabalhar. Podem trabalhar como agentes independentes, em equipa, como team leaders ou com as suas próprias empresas de consultoria imobiliária, sem perderem a sua identidade de marca.

 

Considera que se verifica uma escassez de talento no ramo?

Parece-me que há cada vez mais interesse pelo ramo. Mesmo com a actual crise no sector imobiliário, continuamos a ter várias pessoas, não só em Portugal, como no resto dos países onde actuamos, a ter interesse em integrar o sector.

 

Que tendências de futuro prevê para a gestão de pessoas no mercado imobiliário?

Um dos problemas mais evidentes no sector imobiliário é a falta de profissionalização dos agentes. Em países como os Estados Unidos da América ou o Brasil, entrar no mercado imobiliário enquanto agente exige um exame que capacite o profissional para a sua actividade. Em Portugal, por outro lado, qualquer pessoa pode ser agente imobiliário. Acredito que iria fazer toda a diferença se esta variável mudasse.

O programa de Mentorship, já aplicado em vários outros países, é também muito importante e acredito que vai começar a ser implementado em Portugal, mais tarde ou mais cedo. Neste sistema, em funcionamento na eXp, os agentes imobiliários seniores são responsáveis pelos agentes imobiliários mais jovens, guiando-os nas suas primeiras transacções, formando-os de uma forma prática para os desafios exigentes do mercado imobiliário, para além de uma formação específica para os agentes com pouca ou nenhuma experiência.

Com a inflação e o aumento dos custos, muitas pequenas imobiliárias começam a ter dificuldade em viabilizar o seu negócio, acrescido de uma maior dificuldade no fecho de negócios, o que torna o negócio pouco atractivo. Na eXp temos uma solução que permite integrar equipas no nosso modelo, mantendo toda a autonomia para o líder da equipa e possibilitando as empresas que já possuam tradição no mercado e uma marca implantada que mantenham a sua marca associada a eXp, com o Logo Powered by eXp. Isto possibilita uma redução significativa dos custos fixos; mais tecnologia; mais network; acesso aos principais portais imobiliários nacionais e internacionais; abertura de novos canais internacionais e mais possibilidade de aumentar as vendas com mais leads de clientes e de colegas da rede eXp.

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