Há cada vez mais mulheres a liderar nas empresas portuguesas

mulher executivaA participação feminina em cargos de gestão e liderança aumentou nos últimos três anos, segundo um estudo da Informa D&B. Contudo, os desequilíbrios entre géneros mantêm-se.

O número de mulheres a desempenhar cargos de gestão e liderança subiu, entre 2011 e 2013 de 31,9% para 32,9% e de 22,9% para 27,8%, respectivamente. As conclusões são de um estudo da Informa D&B, que analisa pelo quarto ano consecutivo a presença feminina nas empresas.

Segundo Teresa Cardoso de Menezes, directora-geral da Informa D&B, «esta evolução revela que o panorama da distribuição de géneros nas empresas está a mudar. Por um lado, há factores que contribuem para as assimetrias que ainda se verificam como a dimensão das empresas, o sector e a idade das empresas. Por outro, este aumento da presença feminina nos cargos de gestão e liderança vai tender a transformar-se por uma questão de sustentabilidade das empresas. O número de mulheres no mercado de trabalho tem aumentado, portanto é natural que comecem a verificar-se mais casos de presença feminina nestes cargos.»

E acrescenta: «Existe ainda um factor muito relevante que se prende com a posição da Comissão Europeia. A Comissão tem uma posição muito clara neste aspecto, que poderá vir a servir de catalisador para uma aproximação gradual entre géneros; propõe uma nova legislação da União Europeia para assegurar a presença do género nas empresas cotadas em bolsa. Actualmente já se verifica um aumento de 2,4 pontos percentuais da presença feminina nos Conselhos de Administração das empresas cotadas”.

Segundo o estudo, no universo empresarial, 58,3% das empresas têm pelo menos uma mulher na sua equipa de gestão e 90% têm pelo menos um homem. Quando se analisa o tipo de equipas de gestão, verifica-se que 48,3% das empresas têm uma equipa de gestão mista, 41,5% têm uma equipa de gestão exclusivamente masculina e 10,2% têm uma equipa de gestão exclusivamente feminina.

Quanto maior é a dimensão da empresa, menor a participação feminina em cargos de gestão e na liderança das empresa, apesar de nos últimos três anos a liderança feminina nas grandes empresas ter aumentado quase 1 ponto percentual. Apesar dos avanços a diferença ainda é notória, realça o estudo: 7,6% das grandes empresas são lideradas por mulheres contra 28,5% de mulheres a liderar as microempresas.

Pode consultar o estudo completo aqui.

Ler Mais