Há falta de privacidade em espaços de coworking

Este tipo de local de trabalho evita que os colaboradores se sintam isolados em casa e potencia relacionamentos-chave em termos de negócio. No entanto, existem desvantagens. Para 82% dos portugueses a falta de privacidade é a maior, revela o mais recente estudo da Regus.

Os dois motivos mais populares para a escolha de coworking em Portugal são a oportunidade de conhecer profissionais de outras empresas (91%) e a possibilidade de conhecer outros empreendedores (83%). «Muitas empresas consolidadas encaram os espaços de coworking como uma solução eficaz em termos de custos para local de trabalho», afirma Jorge Valdeira, country manager da Regus Portugal. Esta pesquisa destaca que 80% das organizações vêem o coworking como uma alternativa de baixo custo, especialmente quando comparada com o arrendamento de um escritório fixo.

No entanto, Jorge Valadeira acrescenta: «No entanto, [as empresas] devem estar cientes de que o espaço para uma reunião formal e importante é um requisito fundamental e que a privacidade deve ser protegida. O coworking traz muitos benefícios, mas o ambiente deve ser profissional o suficiente para os trabalhos mais sensíveis.» Em Portugal, os profissionais apontam a falta de privacidade (82%) como a maior desvantagem do coworking. Relativamente às reuniões com clientes pensam que o ambiente de coworking também não é o mais indicado (74%) e que a sala é pequena (55%) para tal efeito.

Apesar de 86% dos empreendedores portugueses verem os espaços de coworking como o ambiente ideal para conhecer outros empreendedores e 63% concordarem em que fornecem o ambiente ideal para o crescimento das startups, a maioria dos entrevistados (74%) confirmam que muitas vezes os clientes precisam de ser atendidos em ambientes mais profissionais (74%).