Há sete cidades portuguesas entre as mil melhores do mundo para startups. Veja aqui quais são

Lisboa, Porto e Braga foram consideradas as melhores cidades portuguesas para startups em 2022, mas há, no total, sete cidades portuguesas que fazem parte das mil melhores do mundo para startups. 

 

Segundo uma análise da HelloSafe a uma base de dados da Startup Blink, todas as cidades portuguesas perderam posições na classificação deste ano, no entanto, Lisboa continua a ser a cidade melhor posicionada de Portugal, ocupando o 83º lugar. A segunda cidade portuguesa classificada é o Porto, no 136º lugar, e Braga, ocupa o terceiro lugar nacional de cidades e a 432ª posição geral.

Seguem-se na lista as cidades de Coimbra, que subiu 56 lugares em 2022 e agora está no 441ª posição, Funchal na 949ª posição, e Leiria, que passou a integrar a lista este ano, e que ocupa o 965º lugar.

Falando sobre a classificação mundial, Portugal é o 16º melhor país da Europa para startups e 28º do mundo. De acordo com o StartupBlink Global Startup Ecosystem Map existem hoje, cerca de 332 startups em Portugal, cinco aceleradoras, 37 espaços de coworking, nove organizações e dois líderes.

Os dados utilizados neste estudo foram baseados nos dados fornecidos pela Startup Blink. A partir disso, a equipa da HelloSafe fez o filtro dos países da Europa e em especial, Portugal.

O ranking anual da Startup Blink dos melhores países e cidades para startups é baseado em três famílias de critérios, actualizados a cada ano, que permitem estabelecer um top 100 dos melhores países e um top 1000 das melhores cidades para startups do mundo.

Ler Mais