Há três MBA portugueses entre os melhores do mundo

O ranking global QS Executive MBA Ranking 2023 identificou os melhores MBA do mundo. No ranking constam três MBA de instituições portuguesas.

 

O The Executive MBA da Porto Business School subiu nove posições a nível global e uma a nível europeu face ao ano passado, ocupando o 88º e o 38º lugar, respectivamente. Além disso, a pontuação global do The Executive MBA subiu em 2.2 pontos.

Dos cinco indicadores em avaliação, foi no “Executive Profile” (perfil executivo) que o The Executive MBA da Porto Business School obteve a maior pontuação (79.4 comparativamente à média global de 59.2), figurando entre os 30 melhores do mundo, em 27º lugar, e em 12º lugar na Europa. Para tal, destaque-se a pontuação obtida nos subindicadores “Managerial Experience” (experiência de gestão) e “Average Work Experience” (experiência profissional média), com 100 e 77.3 pontos, respectivamente.

Assinale-se, ainda, a subida na ordem dos quatro pontos, face ao período homólogo, dos indicadores “Employer Reputation” (reputação do empregador) e “Thought Leadership” (liderança de pensamento), avaliados com 45.4 e 46.1 pontos, respectivamente.

Este é o sétimo ano consecutivo que o The Executive MBA da Porto Business School integra os rankings da consultora britânica Quacquarelli Symonds.

José Esteves, dean da Porto Business School, refere, «é um enorme orgulho fazer parte deste ranking pelo sétimo ano consecutivo, consolidando a posição como uma das melhores escolas de negócios do mundo. O facto de o nosso The Executive MBA voltar a figurar entre os 40 melhores da Europa e os 100 melhores do mundo é a prova de que a estratégia de adaptação a um mundo em constante transformação e aos seus desafios está a ser um sucesso, permitindo, assim, aos nossos alunos ter acesso a mais e melhores oportunidades de carreira.»

Já o MBA do ISCTE Executive Education, ocupa o 48.º lugar a nível europeu, o mesmo que o ano passado e o 121.º lugar a nível global.

O Iscte Executive Education foi classificado como Top Performer na Europa em termos de perfil executivo, resultados de carreira, promoção de carreira, experiência dos participantes (network de executivos) e nível de excelência dos participantes.

Com destaque entre 227 escolas em 49 localizações, o Executive MBA do Iscte Executive Education é ainda reconhecido pela evolução salarial, sendo considerado um programa com os salários mais elevados após três anos da conclusão.

De acordo com José Crespo de Carvalho, presidente do Iscte Executive Education, «o Executive MBA é um programa fortíssimo do Iscte Executive Education onde é possível fazer uma mudança de vida. Mais autonomia, mais capacidade de decisão, mais pensamento crítico, mais acesso a lugares de topo, mais network, mais remuneração.»

Há mais uma escola portuguesa no ranking – o MBA da Católica Porto Business School, que ocupa o 66.º lugar a nível europeu e a posição 121.º lugar a nível global.

O programa de MBA da Católica Porto Business School teve particular nota positiva e de destaque em alguns dos indicadores utilizados para a sua avaliação global, nomeadamente o aumento do salário médio dos seus participantes verificado após a conclusão do programa, e na experiência de gestão e diversidade dos seus participantes.

Rui Soucasaux Sousa, director da Católica Porto Business School, destaca que «complementando a tripla acreditação internacional da Escola (EQUIS, AACSB e AMBA), a entrada no ranking QS é um sinal claro da excelência dos seus programas executivos e, em particular, do seu MBA Executivo.»

O QS Executive MBA Ranking 2023 avaliou as melhores formações executivas entre 199 programas de MBA executivo de todo o mundo, 71 dos quais europeus, com base na informação recolhida junto das instituições de ensino e também junto dos empregadores, nomeadamente a reputação dos recrutadores de executivos de todo o mundo. São igualmente tidos em consideração o perfil dos alunos que frequentam os programas, o seu salário após a realização dos mesmos e a diversidade do programa.

Ler Mais