Há um novo programa de empreendedorismo para mulheres vulneráveis na zona de Lisboa

A Ajuda em Ação, em conjunto com a Alstom em Portugal e a sua Fundação, promovem o programa “Mulheres em Ação”, no concelho de Loures (Lisboa). Este programa visa promover actividades de trabalho independente para mulheres em risco de exclusão social, através da criação de um programa de formação em costura e em competências de empreendedorismo e de negócio.

 

Para a implementação deste programa, a Fundação Alstom oferecerá assistência logística e financiará os formadores, os materiais, as máquinas de costura e outras actividades complementares, como mentorias, eventos ou visitas a outros projectos e empresas.

A formação abrangerá competências interpessoais (criatividade, pensamento crítico, capacidade de comunicação, trabalho em equipa), competências profissionais (proficiência em técnicas de costura, design de padrões, reutilização criativa de matérias-primas e economia circular) e competências empresariais (plano de negócios, marketing, comunicação digital, técnicas de vendas, etc.).

O objectivo do programa consiste em facultar, às para já vinte mulheres que participam no programa, ferramentas para criarem os seus próprios negócios, impactando de forma positiva e transformadora não só as suas próprias vidas, mas também as suas famílias e comunidades.