Há uma nova academia digital em Portugal. O objectivo é formar os professores do futuro (últimas inscrições até dia 16)

A academia digital Professores do Futuro acaba de ser lançada e tem por missão moldar o futuro da educação. Focada na inovação e na actualização constante, esta escola disponibiliza várias formações digitais centradas em temas essenciais para o futuro da educação, com o objectivo de garantir que os professores estejam na vanguarda das práticas pedagógicas modernas.

O projecto é assinado pela empresa Educa-te, startup especializada no desenvolvimento de projectos de educação digital; e conta com a Miles in the Sky, player em tecnologia pedagógica de aprendizagem entre pares e por desafios, enquanto parceira nas suas formações.

«Inovação digital na formação de docentes e Inteligência Artificial ao serviço dos professores são as bases desta nova ‘academia digital’», explica Rodrigo Castro, CEO da Educa-te e fundador do Professores do Futuro.

A primeira formação arranca já no dia 22 de Janeiro com o curso “Inteligência artificial para professores”, «uma formação para docentes de todos os níveis de ensino que queiram entrar no mundo da inteligência artificial», explica Rodrigo Castro.

Pensada para educadores que querem economizar tempo, ser mais eficientes e inovar a forma como educam, nesta formação aprende-se sobre os fundamentos da Inteligência Artificial (IA) e como seleccionar as ferramentas adequadas para cada contexto. Aprende-se ainda a explorar as diversas formas de utilizar as ferramentas de IA para auxiliar no planeamento de aulas, no desenvolvimento de actividades e na avaliação dos alunos.

Conhecer os fundamentos da Inteligência Artificial Generativa, preparar aulas eficazes em menos tempo, diversificar as abordagens educativas e simplificar o acompanhamento e a avaliação, são os grandes objectivos deste primeiro curso do Professores do Futuro. 

A formação “Inteligência artificial para professores” funciona em modalidade E-learning, com uma duração de seis semanas e inclui tanto momentos síncronos como assíncronos. Em cada semana, existem duas sessões síncronas, totalizando uma duração de duas horas, enquanto as actividades assíncronas são variáveis, adaptando-se ao ritmo individual de cada professor. Estas últimas contam com recursos de apoio e instruções passo-a-passo.

O curso foi desenvolvido a pensar em todos os professores e futuros professores que assumem o compromisso constante em melhorar as suas práticas e que não têm receio de sair da sua zona de conforto, em prol de uma educação melhor para todos.

«No entanto, é também aberto a todas as pessoas que estejam de alguma forma ligadas à educação e que tenham interesse em ter um papel activo numa educação de qualidade», destaca o CEO da Educa-te.

A formação “Inteligência artificial para professores” arranca a 22 de Janeiro e foram já abertos 20 lugares extra, para a turma que inicialmente tinha sido prevista para 50 professores, e que já esgotou, com grande receptividade e adesão por parte dos professores.

As inscrições permanecem abertas até à próxima terça-feira, dia 16, e podem ser realizadas em www.professoresdofuturo.pt onde está disponível toda a informação.

«Esta é uma oportunidade para aprender a personalizar a aprendizagem, automatizar tarefas administrativas e muito mais. Com a inteligência artificial, é possível criar planos de aula personalizados para cada turma, gerar actividades e recursos educativos que estimulem e envolvam os alunos, ou avaliar o progresso dos alunos de forma eficaz e eficiente, pelo que acredito que este curso é, de facto, um excelente ponto de partida e um valioso apoio para os professores, capacitando-os e facilitando as suas actividades», afirma o fundador do projecto.

Depois do curso “Inteligência Artificial para Professores”, serão lançados três outros cursos: “Inteligência Artificial para Actividades Didácticas”, “Inteligência Artificial na Avaliação” e “Inteligência Artificial para Alunos”, a serem iniciados no mês de Abril.

As inscrições já se encontram abertas para todas estas formações e podem ser efectuadas no site Professores do Futuro, onde está disponível toda a informação. É ainda possível solicitar informações através de e-mail (ola@educa-te.pt) ou por telefone (917 161 731).

Ler Mais