
Há uma pizzaria portuguesa (e é a única) entre as melhores do mundo
O Forno D’oro, em Lisboa, ficou entre as melhores pizzarias do mundo, em 61.º lugar, no 50 Top Pizza, um concurso internacional que, apesar do nome, lista as 100 melhores pizzarias do mundo.
O restaurante Forno d’Oro, sob a liderança do chef Tanka Sapkota, foi o único representante de Portugal a ser reconhecido no guia 50 Top Pizza World.
Organizado pelo LSDM (congresso dedicado à promoção da mozzarella di bufala e produtos italianos), o guia foi criado em 2019 e desde então que não há ano em que o Forno d’Oro não esteja representado. Em 2025, depois de ter sido eleito também a melhor pizzaria de Portugal e de integrar o “Top Ten da Pizza Napolitana fora de Itália”, o restaurante subiu do 73.º lugar ao 61.º lugar na lista dos melhores do mundo (na lista da Europa subiu apenas dois lugares, de 12.º para 10.º).
Desde a sua abertura em 2014, o Forno d’Oro tem-se destacado pela sua dedicação à Pizza Napolitana autêntica, com um processo que inclui uma massa fermentada durante 36 horas e cozida num forno de lenha coberto com folhas de ouro. O forno, peça central do restaurante, foi trazido de Nápoles e montado com pedra vulcânica, assegurando que as pizzas são cozinhadas à perfeição em menos de um minuto.