Hays apresenta Guia do Mercado Laboral 2017

Uma análise detalhada das tendências do mercado de trabalho qualificado em Portugal. De acordo com a edição deste ano, e pela primeira vez desde que são efectuados estes inquéritos, há conclusões surpreendentes.

 

A percentagem de empregadores que querem contratar (73%) ultrapassou a de profissionais que pretendem mudar de emprego (71%). Só no ano passado, 53% dos profissionais qualificados recusaram ofertas de emprego, um aumento de 6 pontos percentuais comparativamente a 2015.

«Nunca o interesse dos candidatos em mudar de emprego se apresentou em níveis tão baixos como o deste ano. É a primeira vez que a percentagem de empregadores a querer recrutar ultrapassa a de profissionais interessados em conhecer novos projectos» afirma Paula Baptista, managing director da Hays Portugal. «As consequências desta tendência serão imprevisíveis e caberá às empresas prepararem-se estrategicamente para um possível cenário de escassez de profissionais qualificados.»

79% das empresas revelam já dificuldades em recrutar talento, sendo que mais de metade destas empresas tiveram de optar por contratar pessoas pouco adequadas às suas necessidades. Em 22% dos casos, esta dificuldade levou mesmo a algum tipo de quebra nos resultados do negócio.

 

Outras conclusões do Guia do Mercado Laboral 2017:

  • 73% dos profissionais estão insatisfeitos com a sua progressão de carreira e 60% estão insatisfeitos com o pacote salarial;
  • 59% dos empregadores consideram que as instituições de ensino não preparam adequadamente os profissionais para o mercado de trabalho;
  • Percentagem de empresas que querem recrutar é superior nas Regiões Norte (80%) e Centro (82%);
  • Turismo & Lazer e Tecnologias da Informação são as áreas mais críticas em termos de recusas de ofertas de emprego. 76% e 64% dos profissionais, respetivamente, recusaram ofertas de emprego em 2016.

 

Amostra:

Tem como base inquéritos efectuados junto de 2641 profissionais qualificados e 947 empregadores, além de milhares de entrevistas e reuniões realizadas pela Hays ao longo do ano, junto de candidatos e empresas em todo o país.

 

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

MULTIPUBLICAÇÕES

Marketeer
Já é Natal lá fora… Conheça as primeiras campanhas
Automonitor
Belos e furiosos: 25 modelos para entender os anos 80 e 90