Consultora Heidrick & Struggles passo a passo

Pedro Rocha e Silva, principal na Heidrick & Struggles, explica-nos passo a passo as principais etapas da consultora de recursos humanos, as necessidades mais importantes apontadas pelas empresas, os desafios de um consultor e deixa-nos alguns exemplos de boas práticas.

Etapas da Consultoria

1. Identificação: De todos os objectivos da empresa

2. Informação: Deve conhecer-se a organização a fundo

3. Desenho: Especifica-se e valida-se a solução a implementar

4. Implementação: Pôr em prática a solução, com forte componente de formação e comunicação para garantir a assimilação

Necessidades apontadas pelas empresas

«Organizações menos maduras a nível do que é a gestão do activo humano procuram ainda dotar-se de instrumentos ou políticas globais que suportem os vários processos de gestão de RH, ao passo que organizações mais maduras procuram cada vez mais focar-se ao nível do indivíduo, nomeadamente através da realização de assessments de potencial e motivação, cujos resultados permitirão à empresa delinear abordagens específicas para cada colaborador.»

Desafios de um consultor

A capacidade de compreender o cliente, as suas necessidades, as suas expectativas, a sua cultura, a sua dinâmica organizacional e revelar a capacidade de ajustar as soluções a essas especificidades.

Exemplos de Boas Práticas

» Adopção de modelos de avaliação de desempenho assentes em competências e objectivos e alinhados com os objectivos estratégicos da empresa

» Aferição dos níveis de satisfação e motivação dos colaboradores

» A realização de assessments de potencial aos quadros por forma a poder definir estratégias segmentadas de desenvolvimento

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