Hoje é Dia do Técnico de Manutenção de Aeronaves. Sabia que é considerada uma das profissões mais stressantes?

Hoje, 24 de Maio, assinala-se o Dia Internacional do Técnico de Manutenção de Aeronaves. 

 

Os profissionais desta área demoram dez anos a formar-se em pleno na sua actividade o que, naturalmente, a sua retenção é fundamental para as companhias aéreas.

Além disso, uma aeronave não precisa de manutenção apenas quando tem uma avaria, mas sim diariamente, de forma preventiva ou correctiva, 24 horas por dia e só os Técnico de Manutenção de Aeronaves podem certificar que esteja apta ou não para o voo. Nesta manutenção estão incluídas não só as aeronaves como os motores e seus componentes.

Como se trata de um trabalho muito técnico, estes profissionais estão constantemente sob pressão e são responsáveis pela segurança de todo o pessoal da companhia aérea e dos passageiros. Por isso aparece com frequência em listas das profissões consideradas mais stressantes.

O Guia das Profissões identificou algumas das tarefas que esta profissão envolve:

  • Ler e interpretar documentos técnicos, como registos técnicos de bordo, cadernetas, manuais técnicos, protocolos de inspeção, entre outros
  • Inspecionar e avaliar os sistemas, componentes e motores das aeronaves
  • Fazer a manutenção preventiva das aeronaves
  • Proceder a reparações nos diversos sistemas da aeronave
  • Preparar as aeronaves para os voos (inclui-se aqui a verificação dos equipamentos de segurança dos tripulantes e passageiros)
  • Supervisionar atividades de manutenção
  • Assegurar o cumprimento da regulamentação e padrões de segurança e qualidade

 

Para assinalar o Dia do Técnico de Manutenção de Aeronave, o Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (SITEMA) esteve durante esta manhã no aeroporto em Lisboa com uma acção de sensibilização sobre a profissão, revelou a Madremedia.

Ler Mais