Human Capital Management: a tecnologia aliada à gestão de Pessoas

A pandemia veio redefinir a forma como nos relacionamos e para os recursos humanos o cenário não foi diferente. Do contacto directo, em que podíamos estabelecer uma relação de proximidade, passámos a relacionar-nos através de um ecrã e a integrar colaboradores num formato totalmente digital. Mas, e que riscos acarreta este cenário?

Por Patrícia Soares, responsável de Recursos Humanos da Winsig

 

A verdade é que o teletrabalho, o modelo híbrido e a possibilidade de implementação de uma semana de trabalho de quatro dias são, claramente, desafios para os recursos humanos que têm de se adaptar a este novo paradigma que emerge no mercado de trabalho, para que a boa relação entre o colaborador e a organização não se perca e seja feita da forma mais optimizada possível.

É neste sentido que surgem formas de facilitar esta adaptação, sendo o Human Capital Management uma delas. Com este podemos utilizar a tecnologia para optimizar os processos e garantir melhores resultados.

A ideia por detrás desta solução é, não só facilitar processos, como também devolver analytics cruciais para a gestão de pessoas e, consequentemente, para o negócio. Por exemplo, numa vertente mais prática do dia-a-dia, esta tecnologia permite que sejam os colaboradores a colocar informações relevantes como as despesas, faltas e férias nos seus processos.

Por outro lado, durante o processo de recrutamento, através do Human Capital Management, é possível monitorizar candidaturas e entrevistas, criar um portal do candidato, dar-lhe feedback e enviar e-mails automáticos do seu processo de recrutamento. Isto permite uma redução do tempo médio de recrutamento e uma maior eficácia no contacto e na selecção dos candidatos.

Para aqueles que já estão integrados na equipa, a adopção desta metodologia permite medir a evolução dos colaboradores e da sua satisfação, avalia as necessidades reais de formação e potencia o desenvolvimento gradual dos colaboradores.

Até a felicidade é mais fácil de gerir, através da medição diária da satisfação dos colaboradores. A cultura e valores da empresa tornam-se mais fáceis de transmitir, o que se reflecte num maior espírito de equipa.

No final, temos processos mais fáceis e pessoas mais felizes, com mais acompanhamento e evolução dentro da empresa, sendo estas algumas das principais mais-valias do Human Capital Management.

Ler Mais