Humanpersi: Aposta na digitalização

A Humanpersi está no mercado português desde 2002, com o objectivo de desenvolver soluções sustentáveis para os seus clientes.

 

Para conseguir acompanhar a evolução do sector, a Humanpersi tem, desde os últimos dois anos, uma parceria estratégica com a norte-americana Persona Global, que vem agregar a digitalização às intervenções de consultoria. Artur Nunes, managing partner da Humanpersi, explica como a consultora de Recursos Humanos está a acrescentar valor às empresas.

 

Qual o papel da Humanpersi, enquanto empresa de consultoria de Recursos Humanos, na gestão de pessoas?
A Humanpersi está no mercado da Consultoria de Recursos Humanos em Portugal com a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável do negócio dos seus clientes desde 2002. A razão pela qual utilizamos a expressão “sustentável” reside no facto de a Humanpersi desenvolver a sua intervenção de forma sistémica, assegurando que as mudanças que a organização efectua são estáveis e não desaparecem logo após o projecto terminar. Por exemplo, se queremos mudar a cultura de uma organização, trabalhamos de forma integrada em áreas como o feedback que as pessoas recebem, os seus objectivos, os seus incentivos e a sua formação, por exemplo.

Um dos pilares para o sucesso da nossa missão é a capacidade de criar relações de parceria e confiança com os nossos clientes, nomeadamente através da criação de verdadeiras equipas de projecto Humanpersi/cliente.

Essas relações também são estáveis ao longo do tempo. Projecto a projecto, reunião a reunião, vamos aprendendo muita coisa sobre o cliente e o seu contexto: negócio, estratégia, constrangimentos, desafios, cultura actual e desejada, competências críticas. Tudo aquilo que permite à equipa da Humanpersi funcionar como uma extensão das capacidades do próprio cliente.

O outro pilar fundamental para o sucesso da Humanpersi junto dos seus clientes assenta, naturalmente, na equipa de consultores, que tem vindo a especializar-se no desenho e implementação de projectos de gestão da mudança com impacto na performance dos clientes, implicando essa intervenção um diagnóstico completo de cada organização, situação e desafio em particular, e uma capacidade de intervenção em áreas diversas.

Em síntese, o papel da Humanpersi consiste em facilitar, através de uma intervenção especializada, a concretização dos objectivos dos clientes, impulsionando mudanças nos comportamentos e capacidades dos recursos humanos que asseguram os resultados desejados.

 

Quais os serviços que prestam?
A Humanpersi pode ser apresentada como uma empresa atelier de soluções de melhoria da performance dos recursos humanos. Nesse sentido, apesar de replicarmos soluções nas quais já adquirimos bastante experiência, e que agrupamos nas áreas de Human Performance and Change Management, Com- petency Assessement and Development e Search and Recruitment, encaramos cada desafio dos nossos clientes como uma oportunidade de desenhar um projecto “por medida”, funcionando como designers dessa solução.

Quando falamos de melhoria performance como o objecto da nossa intervenção, estamos a falar de dois tipos de mudanças que devem ocorrer nos nossos clientes em simultâneo: mudança dos comportamentos das pessoas que constituem os seus recursos humanos, e mudanças nos resultados obtidos por essas pessoas, pelas suas equipas e organização como um todo.

Por exemplo, num dos nossos clientes, uma empresa multinacional que a Humanpersi apoia há mais de 15 anos, as nossas intervenções têm incidido sobretudo sobre o mapeamento de potencial e a gestão de talento dos recursos humanos deste cliente, tendo sido já envolvidos mais de 500 colaboradores nestes programas.

Desenhamos para este cliente todo um portefólio de soluções que passam pela avaliação do potencial de jovens para evoluir para funções de maior responsabilidade: seja de gestão, comercial ou gestão de projecto – Development Centre. Numa fase posterior de desenvolvimento profissional, criámos o Management Appraisal direccionado especificamente para avaliar o potencial de gestores.

Neste cliente, todas as intervenções são desenvolvidas “por medida” dos seus modelos de competências, e todos os outputs são trabalhados em sessões de feedback dirigidos para o próprio participante, a chefia e o HR Business Partner, o nosso parceiro da equipa de recursos humanos deste cliente, com o qual debatemos e concertamos todas as opções técnicas e metodológicas que seguimos.

Noutro cliente, uma grande organização pública de Cabo Verde – mercado onde a Humanpersi tem tido intervenção regular desde 2011 – desenhamos uma solução de gestão da mudança de todos os funcionários da Administração Pública deste país que passa por ciclos de diagnóstico seguidos de intervenções no terreno, trabalhando em parceria com interlocutores locais técnicos de recursos humanos, políticos, parceiros sociais e juristas que se articulam connosco na produção de novos instrumentos legais, reforçando o carácter sistémico das nossas intervenções em gestão da mudança.

Um dos factores de diferenciação da Humanpersi nas suas intervenções reside na forma como estabelecemos parcerias com os nossos clientes e diversos especialistas que nos complementam, sendo o nosso papel o de liderar tecnicamente o desenho e implementação de soluções, e o de facilitar a focalização dos nossos parceiros em resultados e no roadmap para a gestão da mudança que propomos e consensualizamos.

 

De que forma o vosso serviço está a evoluir de forma a dar resposta às necessidades actuais das empresas?
Em pleno século XXI falar de agilidade, digitalização e globalização é já um cliché… mas como empresa especializada em gestão da mudança, essa mudança tem que começar “em casa”. Por um lado, o reforço da capacidade de adaptação aos desafios e ambiente de permanente evolução do mercado da consultoria reflecte-se no desenvolvimento de uma equipa de consultores ágil e preparada para dar resposta, no momento, às necessidades de cada cliente em particular.

É, pois, com este objectivo, que a Humanpersi, ao longo das quase duas décadas de existência, tem procurado atrair e desenvolver jovens talentos desde a fase de estágio curricular, formando-os progressivamente enquanto consultores de performance. Neste trabalho de desenvolvimento, a grande aposta é no trabalho em equipa, na excelência e responsabilização, porque acreditamos que o empenho e compromisso de um é de todos.

Mas a aposta na formação de novas gerações de consultores tem vindo a ser complementada com novas ferramentas digitais que a Humanpersi incorporou no trabalho dos consultores, seguindo uma estratégia de aposta da empresa na digitalização e na constante inovação das suas intervenções.

Hoje, experiência, capacidade de análise e criatividade no desenho de soluções de uma equipa de consultores devem ser reforçadas por sistemas de inteligência artificial, ou seja, ferramentas digitais de recolha, tratamento automático com algoritmos complexos e disponibilização instantânea de dados que aumentam essa capacidade de intervenção do consultor – uma espécie de “realidade aumentada”, na qual o essencial continua a ser a inteligência e experiência humana, mas onde é possível utilizar dados e pistas de análise muito para além do que o cérebro humano consegue processar.

A construção desta “realidade aumentada” da intervenção dos seus consultores levou a Humanpersi a estabelecer, há dois anos, um acordo de parceria estratégica permanente com uma empresa norte-americana, bastante globalizada, especializada no desenvolvimento de ferramentas digitais de desenvolvimento de recursos humanos. Trata-se da parceria entre a Persona Global e a Humanpersi, materializada na marca “Persona Global Portugal”, que agrega digitalização às intervenções.

A Persona Global possui não só uma grande capacidade de desenvolver ferramentas digitais pelos seus próprios meios, como trabalha em rede com outros parceiros, localizados nas mais diversas geografias, que desenvolvem os seus produtos tecnológicos e acordam a sua distribuição noutros mercados através da marca Persona Global. Podemos dar como exemplo desta capacidade de agregar novas ferramentas digitais desenvolvidas pela Persona Global a incorporação da ferramenta “ECP – Emotional Capability Profile” nas intervenções de coaching e de avaliação de potencial para funções de top management.

O ECP consiste numa ferramenta de diagnóstico de capacidades emocionais aplicadas no contexto de liderança, que mede um conjunto de cinco competências, analisadas do ponto de vista da autopercepção e da percepção de um grupo de outras pessoas (como chefia, colegas ou colaboradores) que gera em conjunto uma heteropercepção, identificando os gaps entre as duas medidas de capacidade emocional.

Ao incorporar esta ferramenta como um elemento adicional facilitador do trabalho do coach, nos nossos programas de coaching, ou dos consultores num processo de avaliação e feedback individualizado como Management Appraisal, a Humanpersi adiciona os recursos da inteligência artificial aos recursos cognitivos, emocionais e de ex- periência do coach/consultor oriundo da “escola Humanpersi”.

Esta conjugação pessoa + digitalização funciona como 1+1=3. O todo é maior do que a soma das partes.

 

Este artigo foi publicado na edição de Outubro da Human Resources, no caderno especial sobre Consultoria.

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