I Have the Power: Formação para melhores líderes

A formação continua a ser a melhor ferramenta para a prática da liderança.

 

Cada vez mais a formação assume um papel relevante na formação dos líderes, principalmente tendo em conta as transformações que estão a ocorrer na empresas e nas expectativas de colaboradores e candidatos. Adelino Cunha, CEO da Solfut – I Have the Power, partilha a sua visão sobe a importância da formação não apenas das lideranças, mas de todos.

 

De que forma considera que a formação se deve aproximar do mundo corporativo para ser mais relevante?
As empresas são formadas por pessoas e se quisermos mudar o mundo rapidamente, temos de fazer com que o conhecimento possa entrar nas empresas e dar frutos. Para que isso aconteça, a melhor solução consiste em fazer bom diagnóstico das necessidades da empresa e das necessidades de formação; implementar essa formação com qualidade; validar a aplicação que se faz no dia-a-dia da formação dada, aumentando o ROI.

 

Quais os factores diferenciadores da oferta de formação da I Have the Power?
A nossa formação está suportada em alguns princípios que a tornam a melhor opção para as empresas: trainers experientes que conhecem e praticam o que ensinam; comunicação suportada em ferramentas de PNL (programação neurolinguística) o que a torna altamente eficaz a nível subconsciente, nomeadamente para mudar hábitos e crenças; formação interactiva e divertida que dá uma excelente experiência aos formandos; flexibilidade de poder ser feita em modo presencial, online, híbrido, com modelos de casos, gamification, teambuilding ou roleplaying; cada empresa é um caso especial pelo que podemos costumizar cada formação a cada empresa; possibilidade de oferta global em português, espanhol, francês e inglês; serviços complementares de auditoria e consulting de modo a validar a eficácia na aplicação do que se aprende.

 

Qual é o impacto na formação destes dois últimos dois anos de grandes transformações nas empresas?
Durante algum tempo as empresas congelaram os seus investimentos em formação devido à crise associada à pandemia e ao facto de o presencial ter desaparecido durante os períodos de confinamento. Passaram a apostar mais no online e alargaram a sua oferta nessa área.

Neste momento as pessoas querem e necessitam do presencial pois a experiência do formando é melhor, nomeadamente no nosso âmbito, que é o treino comportamental. Em modo online ou presencial, quem mais aprende e mais rapidamente, avança, é quem apostou na formação, mesmo nestes tempos desafiantes, está melhor preparado para o futuro.

 

Hoje, a formação que as empresas procuram é mais uma forma de upskilling ou de reskilling?
Temos dos dois tipos. Parar é morrer e parar de aprender é meio caminho para a estagnação e para a morte cerebral das empresas. Grandes líderes estão sempre a aprender, e grandes profissionais estão sempre a actualizar e a melhorar as suas competências. As melhores empresas sabem que o sucesso está em ter melhores pessoas, pois são essas que geram melhores resultados.

 

Quais as novas valências que os líderes terão de ter nesta nova realidade e que podem ser adquiridas pela via da formação?
Claramente que terem formação em Liderança será o primeiro passo. É incrível o número de pessoas em cargos de direcção e liderança que não sabem liderar ou lideram de forma deficiente.

Alguma da formação que encontramos, até em universidades, é dada por teóricos da liderança e não por estudiosos ou praticantes de liderança. Acredito que essa é a nossa diferença, pois ensinamos a partir de modelos estudados e aplicados na realidade concreta do dia-a-dia.

Quando o que se aprende num curso se resume a bons coffee-breaks e almoços em locais incríveis, com muito pouca aprendizagem ou prática, este é um mau investimento e ajuda a descredibilizar a formação.

Não é por acaso que há tanta resistência à formação nas empresas, nomeadamente em liderança em vendas: é que muito do que eles experienciaram foi uma “seca” monumental.

 

Que novidades estão previstas ainda para este ano na vossa oferta de formação?
Iremos continuar a expandir a nossa oferta de formação em ambientes “fora da caixa”. Começamos em Abril com o curso Aligment na Riviera Maya. No próximo ano faremos provavelmente na Turquia. É um curso muito poderoso de alinhamento de vida e descoberta de sonhos, valores e crenças.

Temos agendados os nossos cursos de Liderança e de Alto Desempenho com PNL, em inglês, em formato online, e temos os cursos de PNL, Sales, Coaching e Liderança, até ao final do ano, para além do que fazemos nas empresas.

Teremos em Julho uma grande novidade: a 1.ª Convenção IHTP NewGen, para jovens dos 10 aos 18 anos, que poderão estar a aprender e a divertir-se durante três dias, na sala ao lado dos adultos, que estarão ao mesmo tempo a aprender como serem melhores pessoas e profissionais.

Acredito que, dado que o estado demora a fazê-lo, iremos nós avançar para ajudar a termos melhores jovens que serão melhores pessoas e que nos ajudarão a mudar o mundo.

 

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Formação” publicado na edição de Junho (n.º 138) da Human Resources.

Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.

Ler Mais