Ideias todos temos, concretizá-las é mais difícil

Vivemos numa era em que a geração de ideias é altamente valorizada. Está ligada à inovação e disrupção tão procuradas pelas empresas e organizações. E são procuradas, porque são necessárias! Delas pode depender a sustentabilidade e o futuro do negócio.

Por Catarina Quintela, director of Corporate Solutions na Porto Business School

No entanto, o verdadeiro valor reside na capacidade de concretizar essas ideias e de ser accountable (ou responsável) pelas ações e resultados. O que significa ser accountable e como podemos garantir que as ideias saiam do papel?

Accountability, ou responsabilidade, é fundamental para o sucesso em qualquer projeto, seja ele pessoal ou profissional. Ser accountable significa estar comprometido com os resultados, assumir a responsabilidade pelas ações e ser transparente sobre o progresso e os desafios encontrados. A falta de accountability pode levar à ineficiência, falta de progresso e, eventualmente, ao fracasso de projetos promissores.

Uma pergunta: encontra mais pessoas com boas ideias ou que entreguem resultados? O que ouvimos, frequentemente, nas empresas e organizações é que as pessoas deixam projetos a meio ou, se as chefias não perguntarem pelo ponto de situação, o mais certo é que estes não sejam entregues ou sejam entregues fora do prazo.

Ouvimos cada vez mais “ideias tenho todos os dias, não tenho é quem as concretize”.

Ter boas ideias é apenas o primeiro passo. A verdadeira inovação e mudança ocorrem quando essas ideias são transformadas em realidade. Muitas vezes, grandes ideias ficam pelo caminho devido à falta de planeamento, execução e acompanhamento adequados.

Há uma diferença crucial entre ter ideias e “entregar” resultados. Ter ideias é relativamente fácil e pode ser feito sem compromisso imediato. No entanto, apresentar resultados envolve a execução dessas ideias de maneira eficaz e eficiente. Isto significa finalizar projetos, cumprir prazos e atingir objetivos específicos. Essa diferença é onde muitas pessoas e organizações falham.

Frequentemente ouvimos que a falta de tempo é um obstáculo para a concretização de ideias. Porém, o tempo não deve ser usado como uma desculpa. Todos temos as mesmas 24 horas por dia e a gestão eficaz das atividades em função do tempo disponível é uma competência crucial para a accountability e a execução bem-sucedidas. Podemos afirmar que o tempo é dos poucos bens justamente distribuído por todos e, portanto, é necessário foco nas atividades que trazem resultados.

Então, como passar das ideias à execução?

Começar por traçar um objetivo macro com uma data de entrega é algo que habitualmente funciona.

Esta definição permite desenhar um plano detalhado que inclua etapas específicas, prazos e responsáveis. Um plano bem elaborado ajuda a manter o foco e a organizar as atividades necessárias. Neste plano, é preponderante definir prazos realistas (e exigentes) para cada etapa do projeto.

Depois, devem ser determinados à partida momentos para acompanhar o progresso e para comunicar de forma aberta e transparente os desafios e os sucessos.

Nestes momentos, o feedback é um mecanismo a reforçar com vista à concretização dos objetivos, pois permite ajustar o plano e priorizar tarefas e utilizar técnicas que melhorem a eficiência do projeto, evitando a procrastinação e aumentando a concentração nas tarefas de maior impacto.

A accountability e a concretização de ideias são essenciais para o sucesso e o progresso. De pouco nos servem ideias que não sejam implementadas, logo que não gerem impacto. Ser accountable não é apenas uma característica desejável, mas uma necessidade para qualquer indivíduo ou organização que procure realizar o seu potencial completo ou concretizar a sua missão. Lembre-se, ter ideias é o primeiro passo, mas é a capacidade de “entregar” que realmente faz a diferença.

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