
IKEA reforça compromisso de sustentabilidade
O Relatório de Sustentabilidade do Grupo IKEA para o ano financeiro de 2016 demonstra fortes progressos na estratégia de sustentabilidade “Pessoas Positivas, Planeta Positivo” e revela um investimento contínuo a longo prazo neste âmbito, incluindo compromissos para combater as alterações climáticas.
Em Portugal, a IKEA vai instalar mais de 10 mil painéis solares nas três lojas que tem actualmente no país – Alfragide, Loures e Matosinhos. Esta iniciativa representa um investimento superior a 4 milhões de euros e é o maior projecto no país ao nível de potência energética em coberturas. Em Junho deste ano a empresa sueca anunciou o investimento adicional de 1 milhão de euros para aplicar a estrutura fotovoltaica na futura loja IKEA Loulé.
A nível do Grupo, no que respeita o combate às alterações climáticas, registou fortes progressos face ao objectivo de, até 2020, se tornar autossuficiente a nível energético. Com novos parques eólicos operacionais na Polónia e nos Estados Unidos, o Grupo IKEA produziu energia renovável correspondente a 71% da que foi consumida pelas suas operações durante o ano fiscal/ financeiro 2016, período entre 1 de Setembro de 2015 a 31 de Agosto de 2016 (FY16).
O Grupo anunciou ainda a aplicação de mil milhões de euros para garantir que, a longo prazo, os seus produtos são provenientes de matérias-primas mais sustentáveis: através de silvicultura, empresas especializadas em reciclagem, ampliação do parque de energias renováveis e desenvolvimento de biomateriais. Este valor acresce aos 1,5 mil milhões de euros investidos em projectos de energia solar e eólica, levados a cabo desde 2009 e aos 600 milhões de euros também aplicados nesta área, totalizando um compromisso de 3 mil milhões de euros em projectos de sustentabilidade.
Em linha com a sua missão de criar um melhor dia a dia, a IKEA quer inspirar os seus clientes para uma vida em casa mais sustentável. Por isso, toda a gama de iluminação da IKEA é LED, tendo vendido quase 80 milhões de lâmpadas LED, durante o FY16. Se cada destas tiver sido utilizada em substituição de uma lâmpada incandescente, os clientes da marca sueca terão economizado energia suficiente para iluminar 650 mil casas durante um ano.
O desempenho da Sustentabilidade foi anunciado em conjunto com os fortes resultados financeiros da IKEA no ano fiscal de 2016, que revela um aumento em vendas totais de 35,1 mil milhões de euros, uma subida de 7,4% em relação ao ano anterior.
Os destaques ao nível da Sustentabilidade em 2016:
– Lançamento em três mercados de uma gama de painéis solares fotovoltaicos residenciais;
– Todo o algodão e 61% da madeira utilizada nos produtos IKEA é proveniente de fontes mais sustentáveis;
– Eliminação progressiva do poliestireno expandido à base de petróleo (EPS) nas embalagens dos produtos IKEA, substituindo-o por fibras totalmente recicláveis;
– Novos passos no compromisso do Grupo IKEA em proporcionar um ambiente de trabalho inclusivo e multicultural, onde se valoriza a individualidade de cada colaborador, independentemente da sua identidade sexual e género, orientação religiosa e cultural;
– Celebração do sucesso do negócio em conjunto com os colaboradores, reservando 108 milhões de euros para o programa de fidelidade Tack! e 335 milhões de euros para o programa anual de Bónus;
– Promoção da igualdade de oportunidades, com 48% dos cargos de chefia ocupados por mulheres.