Neste sector, mais do que a igualdade de género, importam as emoções

No meu percurso profissional, de mais de 20 anos no imobiliário, cruzei-me com centenas de mulheres que enveredaram por este sector como tábua de salvação.

Muitas porque optaram por cuidar da família nos primeiros anos e depois eram consideradas velhas para o mercado de trabalho, outras porque ficaram desempregadas quando resolveram constituir família e ainda outras que procuravam uma alternativa para conciliar a carreira e a família, sem terem de sacrificar uma das partes.

Por Ilaria Profumi, directora regional EMEIA eXp Realty

 

Felizmente, no sector imobiliário não há distinção de géneros nem discriminação de idades, e muito menos desigualdade salarial. O ordenado é proporcional ao tempo, trabalho e esforço despendidos porque as condições e comissões são iguais para homens e mulheres, e a idade é sinónimo de experiência.

Uma realidade bem diferente da verificada no mercado de trabalho e comprovada por estudos recentes, promovidos por entidades reconhecidas como a UN Women’s Group, o National Institute of Statistics e o Italian Socio-Economic Research Institute, junto de 2.300 empresas.

Neste estudo comprovou-se, entre outras conclusões, que a taxa de emprego das mulheres é 18% inferior à dos homens, que a remuneração média de uma mulher é 25% inferior à dos homens ou que apenas 18% dos cargos superiores são ocupados por mulheres. O emprego a part-time afecta 73,2% das mulheres, sendo que em 60,4% dos casos não é por opção.

Números que não surpreendem, mas que não nos podem deixar indiferentes. Diferenças que o mercado imobiliário no geral tem vindo a ajudar a diminuir e que a eXp, em particular, tem vindo a contrariar.

 

Mas, porque é que o imobiliário pode ser a melhor opção para as mulheres?

Além de não olhar à idade ou género, neste sector lidamos com emoções e com aquela que é uma das maiores decisões na vida de uma pessoa, por isso, o instinto natural da mulher para cuidar sobressai.

As mulheres tendem a colocar mais de si na vida profissional, são mais empáticas e, num momento tão importante como a compra de uma casa, estas características são muito valorizadas.

Esta também é uma profissão solitária, ideal para as mulheres que gostam de conduzir o processo do início ao fim.  Além disso, permite uma flexibilidade de horários como poucas outras profissões, o que proporciona uma harmonia perfeita entre a vida pessoal e profissional.

Pode exercer-se a partir de qualquer parte, a qualquer hora graças ao desenvolvimento de novas ferramentas digitais que permitem que os negócios aconteçam de A a Z sem qualquer encontro presencial. Uma vantagem acelerada pela pandemia, mas que é a realidade dos agentes eXp Realty desde 2009.

Apesar de muitas vezes surgir como a única opção, a verdade é que diariamente me comovo com os casos de sucesso, com as histórias inspiradoras de mulheres que hoje inspiram outras mulheres.

E esta não é apenas a história de outras mulheres, é também a minha.

Ler Mais