Índice da Excelência: Os melhores em Gestão de Pessoas

Pelo quarto ano consecutivo, o Índice da Excelência volta a distinguir as empresas que apresentam o melhor clima organizacional e se destacam como entidades de excelência em Portugal, no que à Gestão de Pessoas diz respeito.

 

Por Ana Leonor Martins

 

Partindo do princípio de que as organizações estão interessadas em investir nas suas pessoas, porque é através delas que se aperfeiçoam, no sentido de dar a melhor resposta a um mercado cada vez mais dinâmico e exigente, a monitorização da satisfação global dos colaboradores é uma ferramenta útil na identificação das diversas práticas que impactam na sua satisfação e envolvimento. Isso vai permitir promover um ambiente diferenciador e positivo, capaz de assegurar uma maior retenção de talentos, potenciando, ao mesmo tempo, o negócio.

É esta a premissa em que o Índice da Excelência se baseia. Estando já na sua quarta edição, trata-se de um estudo de clima organizacional e desenvolvimento do capital humano desenvolvido pela Neves de Almeida HR Consulting, em parceria com a Human Resources Portugal e o ISCTE Executive Education. Apresentamos, em primeira mão e em exclusivo, os resultados da edição de 2019. De notar que a “Excelência Global” continua a tendência crescente – de 69,7%, em 2016, para 71,7%, em 2018, registando agora 72,9% –, tendo-se verificado uma evolução positiva nas várias dimensões, à excepção da “Excelência na Gestão de Pessoas”, que, para além de ser a dimensão com resultados piores, sofreu uma ligeira diminuição em relação ao ano anterior (0,5%), ficando nos 66,7%.

Ao nível das iniciativas organizacionais, se excluirmos as recompensas dos colaboradores (remuneração, benefícios, bónus) – que surge destacada, com 74,6% a considerá-la como a mais importante –, em segundo e terceiro lugares sobressai a aposta no desenvolvimento das pessoas e na gestão de talentos. O que mais retém os colaboradores é o gosto pelo trabalho desenvolvido, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e a relação com os colegas.

No geral, os resultados encontram-se bastante alinhados com as edições anteriores. Destaca-se o tema do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional como um dos factores mais importantes nos dias de hoje, estando acima de temas como as relações sociais ou condições de trabalho (ver conclusões gerais).

 

Conheça todos os resultados e principais conclusões na edição de Fevereiro da Human Resources nas bancas.

Ainda neste especial, leia também a entrevista a Gonçalo Salis Amaral, partner e responsável pela área de Consultoria da Neves de Almeida HR Consulting.

E conheça os casos práticos de algumas das empresas distinguidas, Servdebt Group, Leaseplan, OCP Portugal, Moneris, Bresimar, Savills, Doutor Finanças, Montepio Crédito, Quilaban, Smart Vision, Stellaxius, EC Travel.

Ler Mais