Inovação – um processo ou uma epifania?

Inovação é uma palavra que surge sempre relacionada com ideias e criatividade, mas essencialmente com momentos “Eureka!”, pequenas ou grandes epifanias que dão origem a grandes sucessos. O que nunca vemos é o que vem a seguir.

Inovação é uma palavra que surge sempre relacionada com ideias e criatividade, mas essencialmente com momentos “Eureka!”, pequenas ou grandes epifanias que dão origem a grandes sucessos. O que nunca vemos é o que vem a seguir  – inovar não é ter uma ideia – é ter também a capacidade de a testar e de a levar para o mercado, é um processo, que pode ser moroso e que exige de nós resiliência e persistência.

Muitas empresas concentram os seus esforços de inovação apenas em produtos ou serviços específicos. Mas ela só acontece naturalmente se conseguirmos criar uma verdadeira cultura de inovação nas nossas organizações. É aqui que as áreas de Recursos Humanos podem efectivamente fazer a diferença – planeando o desenvolvimento de competências críticas necessárias para que a inovação seja a bandeira da sua organização.

A Neves de Almeida| HR Consulting deixa-lhe aqui três sugestões para contribuir para a existência de uma cultura da inovação na sua empresa:

Seja mais ambicioso:

Não é necessário definir objectivos irrealistas para sermos mais ambiciosos. Numa TED Talk, Guy Kawasaki afirma que «devemos ambicionar ser 10 vezes melhores e não 10%» – com fasquias mais altas, podemos ser capazes de muito mais. Pense – como posso fazer melhor com os recursos que tenho?

Partilhe as suas ideias:

A inovação parte de ideias, mas só pode garantir que elas vão resultar se as testar. Se quer ter uma cultura de inovação promova um espírito de partilha, onde os colaboradores possam testar as suas ideias e pô-las à prova para garantir que o produto final é forte e robusto.

Aceite e reaja aos erros:

Não é possível promover uma cultura de inovação na sua empresa se não for capaz de aceitar as falhas e aprender com elas. Os erros são a oportunidade perfeita para rever o seu produto, serviço ou processo, e de o corrigir, no sentido de o tornar mais adaptado ao que o seu cliente precisa e procura.

Ter uma organização inovadora depende da capacidade que as pessoas têm de criar uma cultura ágil que reforce a importância da proactividade e sem aversão ao erro. Se este é um pilar estratégico da sua empresa – também está nas suas mãos reforçá-lo. Para ver mais dicas sobre como promover uma cultura de inovação, consulte o HR Buzz, o blogue sobre gestão de pessoas e de carreiras.

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