Insolvências de empresas em Portugal caem

Houve 4.746 insolvências no ano passadoPelo terceiro mês consecutivo regista-se um recuo nas insolvências, que descem agora 2,4% no acumulado do ano.

A IGNIOS acaba de divulgar os dados mais recentes do seu Observatório de Insolvências e Constituições de Empresas, revelando que Agosto foi o terceiro mês consecutivo de redução do número de insolvências, o que acabou por influenciar também positivamente os resultados do acumulado do ano.

Nos primeiros oito meses de 2014, um total de 5075 empresas entraram em insolvência em Portugal, o que significa que foram atingidas menos 126 empresas nestas condições do que no mesmo período de 2013, traduzindo uma queda de 2,4%.

Em termos mensais, Agosto foi o mês de 2014 a registar menor número de insolvências (229), como todos os anos por causa das férias judiciais, e foi o terceiro mês consecutivo a observar uma redução mensal deste indicador.

Também face ao mesmo mês do ano passado, a nota foi de queda, com menos 101 empresas insolventes este ano em agosto, parcialmente afectado pela instabilidade da plataforma do Ministério da Justiça Citius no final do mês (5 dias).

A IGNIOS destaca ainda que, no mesmo período, foram constituídas 23 543 novas empresas em Portugal, das quais 2026 em Agosto. O número de empresas criadas continuou a cair (-3,5% face às 24 407 registadas em 2013), mas esta queda tem vindo a perder ritmo ao longo do ano e o número de empresas criadas por cada empresa insolvente mantém-se, assim, estável em torno de 4,6 novas empresas por cada insolvência.

Ler Mais