Internacional: A verdade sobre as hierarquias

As hierarquias são muitas vezes vistas como obstáculos à inovação. Contudo, um número crescente de pesquisas mostra que o tipo certo de hierarquia pode ajudar as equipas a tornarem-se mais inovadoras e aprendizes.

 

Por Bret Sanner e J. Stuart Bunderson

 

Peritos, académicos e inovadores experientes abraçam frequentemente as virtudes de se eliminarem hierarquias para terem a certeza de que todas as ideias são ouvidas e para desbloquear a inovação. Por muito apelativa que a ideia seja, não sobrevive ao escrutínio. Na verdade, um número cada vez maior de pesquisas, incluindo estudos por um dos autores deste artigo, mostra que a hierarquia certa pode ajudar as equipas a inovarem e a aprenderem melhor. Vimos o que acontece quando as equipas insistem em serem horizontais. Perdem frequentemente o enfoque, tornam-se tumultuosas e ineficientes porque a sua procura por uma igualdade perfeita impede que os membros mais experientes resolvam conflitos e tenham papéis de liderança na aprendizagem e inovação do grupo.

 

Desmascarar os mitos

Pesquisas feitas a espécies sociais, de formigas e zebras, mostram que as hierarquias são importantes para o funcionamento do grupo. Quando um grupo tem uma cadeia de comando, os desacordos podem ser resolvidos com mais facilidade para que o grupo tenha uma acção coordenada. A acção coordenada melhora as probabilidades de sobrevivência. Os humanos também têm tendência para pensarem e agirem hierarquicamente. De facto, as hierarquias – diferenças distintas no poder e estatuto dos membros de um grupo – encontram-se em quase todos os grupos humanos, das crianças no recreio aos executivos no conselho de administração. Dependendo das circunstâncias, as hierarquias podem ser criadas formalmente ou naturalmente. E embora a ideia de hierarquia vá contra os instintos e crenças democráticas, podem e têm papéis úteis.

A IDEO, empresa de design de produto e consultoria, é um exemplo útil. Em 1999, o “Nightline” da ABC News relatou os esforços de uma equipa interdisciplinar da IDEO para reformular o carrinho de compras dos supermercados. Inicialmente, David Kelley, fundador da IDEO, demonstrou ter uma forte visão negativa sobre a hierarquia, afirmando: «Numa cultura muito inovadora, não é possível existir uma hierarquia.» Mas à medida que a história se desenrolou, um pequeno grupo de pessoas seniores da IDEO entraram em acção para dirigirem a forma como a equipa de desenvolvimento de produto repartia o seu tempo. Questionado sobre a razão para a intervenção, um executivo sénior explicou que o processo de encontrar soluções criativas por vezes precisa de ser «muito autocrático durante um período muito curto».

Ao revermos pesquisas empíricas feitas ao papel das hierarquias na aprendizagem e inovação que resulta da aprendizagem, e através dos nossos próprios estudos, descobrimos que uma hierarquia bem utilizada é um ingrediente essencial para ajudar uma equipa a empenhar-se e a obter o máximo dos seus esforços para aprender e inovar.

 

O papel da hierarquia

As hierarquias ajudam as equipas de pessoas a inovar, da mesma forma que ajudam os animais a sobreviverem no meio selvagem – mantêm as equipas a mover-se na mesma direcção, mesmo quando fortes desacordos ameaçam o seu progresso ou podem fazer com que se desfaçam. Especificamente, descobrimos que as hierarquias ajudam as equipas a gerar, identificar e seleccionar novas ideias ao executarem três funções críticas (e ao saírem da frente): limitar soluções, convergir ideias e estruturar processos.

– Limitar soluções
– Convergir ideias
– Estruturar processos

 

Leia o artigo na íntegra na edição de Março da Human Resources.

 

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