Internacional: Enfrentar o futuro do trabalho

Estamos a viver uma grande transição na forma de trabalhar. E ninguém ficará imune às forças da tecnologia digital. Os líderes poderão ajudar a mitigar a preocupação dos colaboradores com o futuro do trabalho ao elucidarem como este pode ser, ao apoiar a formação e mostrando flexibilidade.

 

Por Linda Gratton, professora na London Business School

 

A inovação constante e extraordinária na aprendizagem das máquinas e na robótica está a reformular as nossas vidas profissionais. Algumas tarefas serão substituídas. Outras serão potenciadas. Ninguém – nem mesmo os mais instruídos – escaparão incólumes.

Entretanto, como as pessoas vivem mais tempo e a sua vida útil aumenta, estamos a passar de uma vida em três etapas – instrução a tempo inteiro, trabalho a tempo inteiro e reforma a tempo inteiro – para algo muito mais fluido, mais flexível e com diversas etapas. E à medida que mais mulheres estão a investir na carreira, as forças tecnológicas e demográficas estão a alterar ainda mais a relação que os colaboradores e as suas famílias têm com o local de trabalho. Estou interessada no que significa tudo isto para a liderança.

De muitas formas, os líderes estão mais protegidos destas grandes mudanças do que muitos colaboradores. A complexidade do trabalho de um líder faz com que, em caso de inovação tecnológica, seja mais provável um “aumento positivo” do que uma substituição. Com a sua capacidade de criação de riqueza, os líderes têm mais oportunidades de trabalhar em várias organizações ao mesmo tempo e de desenvolverem diversas carreiras com relativa facilidade. Talvez como resultado da sua própria protecção dentro do local de trabalho, alguns líderes não compreenderam que as vidas diárias daqueles que trabalham na organização acabarão inevitavelmente por serem transformadas nas próximas décadas.

Mas os líderes precisam de conhecer profundamente – neste momento, e não no final – a transição que está a ocorrer. E precisam de ter uma noção clara do que podem fazer para prepararem os seus colaboradores para o trabalho do futuro.

 

Como os líderes podem preparar o caminho

Especificamente, os líderes têm de seguir três passos:

Criar uma narrativa sobre o futuro do emprego

Apoiar a aprendizagem

Trabalho flexível

Leia o artigo na íntegra na edição de Março da Human Resources.

 

Ler Mais