IRS em conjunto ou separado? Veja aqui qual a melhor opção para os casais
A entrega da declaração de IRS em conjunto ou separado depende de vários factores. Por vezes, o reembolso é maior se a declaração for entregue em conjunto, mas noutras situações isso pode não acontecer. O Contas Connosco explica.
Ao optar pela tributação separada, cada elemento do casal (cônjuges ou unidos de facto) será responsável pela entrega da sua declaração. No preenchimento devem estar reflectidos os rendimentos desse elemento e 50% dos rendimentos dos dependentes do agregado familiar. No caso da tributação conjunta, a declaração incluirá os rendimentos de ambos os elementos.
Um dos benefícios das declarações separadas é poder aproveitar melhor as deduções à colecta, nas despesas de saúde, educação, por exemplo, porque o limite às deduções aplica-se a cada declaração. Assim, o casal pode dividir o número de dependentes pelas duas declarações, podendo receber assim um reembolso maior. No caso de um dos elementos do casal auferir um salário relativamente mais alto, compensará colocar as despesas com os filhos nessa declaração.
No caso da entrega em conjunto, deve ser utilizada se por exemplo um dos elementos estiver desempregado ou receber o ordenado mínimo, ou ainda se a diferença salarial entre o casal for grande. Nesas situações, a diferença pode ser relevante e o reembolso ser um valor alto.
Quando for preencher a declaração do IRS, faça a simulação de ambas as opções. Tome nota do valor a receber, compare e escolha aquela que for mais vantajosa para o casal.
O mesmo se aplica ao IRS automático. Antes de submeter faça sempre uma simulação, pois o reembolso pode varia. Assim, saberá que escolhe a melhor opção.