ISCTE Executive Education e Fundação Manuel Violante estabelecem parceria para fortalecer as lideranças da economia social

O ISCTE Executive Education (ISCTE EE) alia-se à Fundação Manuel Violante (FMV) com a missão de encontrar e contribuir com soluções conjuntas, reais e aplicáveis, para os principais desafios de gestão no sector social, potenciando o impacto social das suas organizações.

As duas organizações publicam a sua Carta de Compromisso para o Futuro com sete compromissos fundamentais a adoptar voluntariamente para si próprias e a procurar estender à sua cadeia de valor na academia e nos sectores empresarial e social. Para José Crespo Carvalho, presidente do ISCTE EE, «esta parceria é crucial para desenvolver o terceiro sector, para devolver à sociedade o que obtemos dela, para nos consciencializar para o quanto ainda falta fazer pelos outros, pelo outro. É uma parceria para durar».

O arranque desta parceria ocorreu no passado dia 16, com o lançamento do Programa Extra MILES no ISCTE EE. O objectivo deste programa, promovido pela Fundação Manuel Violante e cofinanciado pela Associação de São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa (ASBAL), é contribuir para a sofisticação da gestão em organizações sociais convidadas, com foco no empoderamento dos seus líderes.

Entre Setembro e Dezembro de 2021, esta rede de líderes sociais portugueses será capacitada em temas como Os Novos Desafios na Gestão de Pessoas, Purpose & Profit, Governance, Empreendedorismo Social, Liderança e Inovação. Patrícia Rocha, directora Executiva da Fundação, avança que «através desta capacitação, com desafios e reflexões inéditas, queremos dar voz a estes líderes e a este sector.

O sector social deve ser reconhecido como um sector estratégico em Portugal, não só pelo peso que tem na economia nacional (em 2016 representava cerca de 3% do VAB nacional), como também, e talvez principalmente, por ser o sector que está na linha da frente no combate às crises económicas e sociais, como aquela em que vivemos decorrente da pandemia por COVID-19».