ISPA apresenta pós-graduações na área do desporto

Duas pós-graduações em desporto integram a oferta formativa do ISPA – Instituto Universitário (ISPA-IU) para o ano lectivo 2012/ 2013: «Psicologia do Desporto e da Actividade Física» e «Treino de Liderança e Desenvolvimento de Equipas».

O sucesso das anteriores edições fez com que o instituto continuasse a apostar nesta área para a sua oferta formativa.

A pós-graduação «Psicologia do Desporto e da Actividade Física» integra uma área de aplicação da psicologia que procura compreender os pensamentos, as emoções e os comportamentos de todos os praticantes e de outros agentes envolvidos na prática do desporto, no exercício e na actividade física. Dirige-se a licenciados em «Ciências Psicológicas», «Psicologia», «Educação Física» e «Desporto», ou em áreas afins. Ou seja, a todos aqueles que procuram compreender o papel dos factores mentais e das competências psicológicas no treino desportivo e na competição, conhecer formas de desenvolvimento das competências psicológicas dos atletas e como as integrar nos planos de treino e ainda identificar estratégias de intervenção para a melhoria do desempenho dos diferentes agentes desportivos.

Quanto à pós-graduação «Treino de Liderança e Desenvolvimento de Equipas», visa a extensão dos conhecimentos e das técnicas desenvolvidas no contexto da intervenção e do treino psicológico no desporto, para a compreensão do funcionamento e do desenvolvimento das pessoas e das equipas noutros contextos de realização. Tem uma estrutura integradora e procura trabalhar as competências da liderança e de desenvolvimento de equipas no âmbito de temas marcadamente actuais, como a psicologia positiva, a inteligência emocional, a gestão da mudança, a comunicação persuasiva, o ‘coaching’, a inovação e a criatividade.

Esta pós-graduação é destinada a profissionais que dirijam ou pensem vir a dirigir equipas, em qualquer contexto, independentemente da área de formação de base, bem como a consultores, formadores e/ ou responsáveis de recursos humanos. Tem em conta que os processos da liderança e da gestão de equipas constituem, actualmente, um dos maiores desafios quer dos gestores, quer dos académicos. E que a sua aplicação aos mais diversos contextos de actividade, a multiplicidade de abordagens e a investigação que tem suscitado colocam a temática na linha da frente das preocupações dos agentes de mudança, sejam chefias, professores ou investigadores. Em particular, considera a ideia de que o desporto de competição tem funcionado como um laboratório humano para a compreensão, o estudo, a modelização e a intervenção dos fenómenos da liderança e do desenvolvimento de equipas.

Mais informações: http://www.ispa.pt/

Ler Mais