ISQ Academy: Soluções integradas e interoperabilidade
O ISQ Academy posiciona-se sempre numa lógica de acrescentar valor, quer no desenho de soluções ajustadas e integradas, quer ao nível de toda e qualquer intervenção junto do mercado.
O ISQ Academy acompanha a velocidade imposta pela transição digital e pela transição verde, sabendo que toda e qualquer mudança impacta no exercício da liderança e na captação e retenção do talento, factores decisivos para a valorização das pessoas, para o aumento da produtividade e na melhoria das condições de employer branding.
A tecnologia está a mudar grande parte das etapas da cadeia de valor de recursos humanos. Estamos conscientes que a transformação digital está a impactar na gestão, nos processos e no posicionamento face ao mercado. Daí que os nossos programas de intervenção formativa tenham na base um diagnóstico exaustivo da realidade existente, construído em conjunto com os nossos clientes, e claramente imbuído das mudanças em curso.
A transformação digital poderá ser a chave para a sobrevivência no mercado, mas não deverá ser concretizada a qualquer preço. É um processo que deve ser mapeado e concretizado através de metodologias devidamente customizadas a cada realidade. O pior que pode acontecer é aportar-se uma lógica de copy & paste, só porque algo teve sucesso em outra realidade. Pretende-se competitividade e resultados, mas especificamente resultados para um negócio específico. No ISQ Academy há uma experiência consolidada do que efectivamente poderá ter impacto no desenvolvimento de pessoas e organizações. Procuramos antecipar a melhor resposta às necessidades específicas e aos desafios claramente emergentes.
A nossa forma de actuação é garantir uma resposta consentânea aos desafios e às mudanças que vão acontecendo. Até por inerência de pertença ao universo ISQ, ao reconhecimento contínuo e consolidado do mercado, o nosso esforço e decisão de acção estão sistematicamente alinhados com pressupostos de formação sempre indexados à inovação e a respostas às mudanças que vão acontecendo. É desta forma que garantimos métodos activos e práticos que vão sistematicamente evoluindo, desde a realidade virtual e aumentada, à Inteligência Artificial, sem deixar de lado a realidade que o e-learning e o blended learning há muito tempo nos fornece. Mas adaptamos ao que a velocidade dos nossos dias nos solicita, gerando condições necessárias ao nível do espaço digital, nomeadamente nos instrumentos que nos estão mais à mão, com aposta no mobile learning.
Mas há sempre que ir mais longe. No ISQ Academy somos muito analíticos das tendências do mercado, aprofundando de forma muito objectiva os impactos que existem no mercado de emprego. Se por um lado, a transformação digital, está a proporcionar novas oportunidades, está por outro lado a fazer desaparecer certas profissões ou, no mínimo, a reconvertê-las. Em alguns casos, a exigir maior grau de capacitação, outras claramente a alterar o modus operandi. Daí que os conceitos de upskilling e reskilling não sejam tão só uma moda, mas uma realidade. Desta forma, acabamos apenas por não nos posicionarmos meramente como uma entidade de capacitação, mas de uma forma muito mais analítica actuarmos como consultores na cadeia de valor organizacional, com uma visão holística, que nos permite apoiar decisões objectivas e racionais ao nível da Gestão de Pessoas em dada organização.
A transformação digital não se pode limitar apenas à utilização de tecnologias para solucionar problemas ditos tradicionais, como factores relacionados com o desempenho, produtividade, eficácia. É muito mais do que isso! É uma transformação que, para obter sucesso, deve partir de uma mudança estrutural dentro das organizações. No fundo, é também uma alteração do designado mindset organizacional e com ele aumentar-se o alcance e penetração no mercado, ampliando-se logicamente avanços tecnológicos. Temos de estar conscientes que é um processo que consome tempo e recursos. Não se decide hoje e se obtêm resultados amanhã. Há factores indexados a alterações na cultura vigente na empresa, há claramente pressupostos de investimento e de planeamento e há, acima de tudo, impacto nas pessoas. O sucesso da intervenção do ISQ Academy tem sido justamente esta duplamente preocupação: a leitura da realidade e a indução clara de novos métodos e metodologias de intervenção, mas muito não esquecermos a vertente de resposta às necessidades das pessoas. Por isso, a nossa proposta de valor passa por soluções integradas, que possibilitem a relação e interoperabilidade de factores psicológicos, sociais, cognitivos, emocionais e económicos na resposta à transformação digital.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Transformação Digital” publicado na edição de Julho (n.º 163) da Human Resources.
Caso prefira comprar online, tem disponível a versão em papel e a versão digital.