Já foram revelados todos os vencedores do Prémio Nobel deste ano. Desvendamos um pouco mais de cada um deles

O Prémio Nobel distingue todos os anos personalidades que se distinguem em várias categorias. Ao longo desta semana têm sido divulgados os vencedores deste ano.

Paz
O Prémio Nobel da Paz foi atribuído aos jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov pelos seus esforços na salvaguardar da liberdade de expressão nas Filipinas e na Rússia.

Ressa é a CEO da Rappler, uma agência de notícias que critica o regime do presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, enquanto Muratov dirige o jornal russo independente Novaya Gazeta.

 

Literatura
O prémio Nobel da Literatura 2021 foi atribuído ao escritor Abdulrazak Gurnah.

O escritor tanzaniano Abdulrazak Gurnah tem 73 anos e dedicou todo o seu trabalho e obra aos legados do colonialismo, exílio e dos refugiados, temas que reflectem a sua própria experiência de vida.

 

Medicina
O prémio Nobel da Medicina foi atribuído conjuntamente a David Julius e Ardem Patapoutian pelo seu trabalho na descoberta dos receptores da temperatura e do toque.

David Julius nasceu em Nova Iorque, em 1955, e é catualmente professor na Universidade da Califórnia.

Ardem Patapoutian nasceu em Beirute, no Líbano, em 1967, mas mudou-se durante a juventude para os Estados Unidos e é agora cientista no instituto Scripps Research, em La Jolla, na Califórnia.

 

Química
O prémio Nobel da Química de 2021 foi para o alemão Benjamin List e para o norte-americano David MacMillan, que criaram uma ferramenta de construção de moléculas, anunciou a Real Academia das Ciências sueca.

A distinção para a ferramenta molecular, chamada “organocatálise assimétrica”, foi anunciada pelo secretário-geral da organização, Goran Hansson.

 

Física
A Academia sueca atribuiu o prémio Nobel da Física a Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi, pelos contributos pioneiros na área do clima compreensão dos sistemas físicos complexos.

Ler Mais