
Já ouviu falar em “atrito digital”? Está a verificar-se nas organizações (e com consequências “graves”)
De acordo com um estudo recente, as organizações devem investir em plataformas modernas, incluindo Agentic AI, para reduzir os atritos digitais que podem prejudicar a experiência dos colaboradores e levá-los a sair da empresa, avança o HRD.
O relatório, divulgado pela TeamViewer, fornecedora de soluções para o ambiente de trabalho digital, destacou a necessidade de as organizações capacitarem as suas equipas para melhorar a experiência digital dos colaboradores.
«As organizações devem investir em plataformas modernas que centralizem a visibilidade, automatizem correcções básicas e forneçam insights em tempo real sobre o desempenho dos dispositivos e aplicações», refere o relatório. «A Agentic AI pode ampliar estas capacidades automatizando a análise, resolvendo problemas rotineiros de forma autónoma e apresentando recomendações proactivas antes que o atrito se agrave.»
Impacto humano dos atritos digitais
Os atritos digitais, tal como definidos no relatório da TeamViewer, referem-se aos desafios tecnológicos no local de trabalho que impedem os colaboradores de desempenharem as suas funções de forma eficiente.
Um inquérito realizado a 4200 gestores e colaboradores em nove mercados revelou que os atritos digitais deixam 47% frustrados e menos satisfeitos com os seus trabalhos. Outros 43% afirma que isso reduziu a sua motivação para produzir trabalho de alta qualidade, enquanto 42% revelam que contribuiu para os seus sentimentos de exaustão.
De facto, 69% acredita que isso contribuiu para a rotatividade dentro das suas organizações. «Os colaboradores insatisfeitos podem permear toda a organização», disse Kai Werner, director de Recursos Humanos da TeamViewer. «Como estes resultados mostram, a satisfação no ambiente de trabalho digital moderno depende muito de sistemas informáticos funcionais. Quando estes sistemas falham, a cultura sofre.»
Aprimorar a experiência digital
Além de investir em plataformas modernas, o relatório também destaca a necessidade de as organizações promoverem uma cultura de feedback aberto para identificar atritos digitais no trabalho.
«Muitos colaboradores contornam silenciosamente problemas de TI recorrentes ou nunca registam chamadas de suporte, permitindo que pequenas frustrações se transformem em grandes problemas», lê-se no relatório. «As organizações devem incentivar o feedback aberto e estabelecer canais fiáveis para reportar problemas para além do tradicional help desk.»
Andrew Hewitt, vice-presidente de tecnologia estratégica da TeamViewer, salientou que os colaboradores são mais felizes quando se sentem produtivos e realizados ao final do dia. «Quando as pessoas não conseguem progredir nas suas tarefas diárias, a frustração aumenta e o burnout profissional instala-se. Uma grande tecnologia pode não ser o principal atractivo para os talentos, mas uma má tecnologia pode certamente contribuir para afastá-los», afirmou o relatório.