Já são conhecidos os vencedores na 2.ª edição do JAP Social Innovation Camp by Banco Montepio

O Banco Montepio e a Junior Achievement Portugal (JAP), parceiros desde 2006, promoveram a segunda edição do Social Innovation Camp, uma iniciativa que desafiou 91 jovens dos 15 aos 18 anos a desenvolverem projectos ligados à sustentabilidade ambiental e social, no contexto dos seguintes ODS: 5 (Igualdade de Género), 8 (Trabalho Digno e Crescimento Económico), 9 (Indústria, Inovação e Infraestruturas), 10 (Reduzir as Desigualdades), 12 (Produção e Consumo Sustentáveis) e 13 (Acção Climática).

 

Numa experiência online, 18 colaboradores do Banco Montepio tiveram como missão ser consultores e mentores de alunos do ensino secundário de Norte a Sul do País. Os alunos tiveram a oportunidade de, num curto espaço de tempo, desenharem projectos que resolvem problemas reais da sua comunidade (concelho ou distrito da sua escola).

Em contrapartida, os mentores foram também capazes de dotar os jovens de competências de trabalho, liderança, tomada de decisão, resistência ao fracasso, trabalho em equipa, técnicas de apresentação e comunicação oral.

No evento de encerramento da iniciativa, que decorreu no dia 25 de Novembro, os alunos participantes tiveram a oportunidade de apresentar os seus projectos a um painel de jurados composto por Gonçalo Duque, CEO da JAP, Isabel Silva, administradora do Banco Montepio, e Miguel Queimado, fundador e presidente da Associação Acredita Portugal. Após análise e reflexão, os júris decidiram as três equipas vencedoras.

Em primeiro lugar ficou a Equipa Fast Fashion da Escola Secundária de Molelos, que criou um projecto que pretende contribuir para a diminuição da pegada de carbono. O segundo lugar foi para a Equipa Guarda Rios da Escola Profissional de Vila do Conde, que pretende criar ilhas flutuantes sustentáveis com plantações capazes de despoluir as águas através de geolocalizadores. E, por fim, o terceiro lugar coube à Equipa da Escola Profissional Gustave Eiffel – Entroncamento, que desenvolveu a criação de um grupo de tutorias/mentorias para orientação e motivação dos alunos, de forma a reduzir as desigualdades geográficas, sociais, económicas e culturais e, consequentemente, o insucesso e/ou abandono escolar.

Criada em Novembro de 2005, a JAP – Junior Achievement Portugal é uma organização sem fins lucrativos e a congénere portuguesa da Junior Achievement, a maior e mais antiga organização mundial de educação para o empreendedorismo. A JAP inspira e prepara crianças e jovens para terem sucesso numa economia global através de experiências transformadoras com base em três pilares fundamentais: cidadania e literacia financeira, educação para o empreendedorismo e competências para a empregabilidade.

Ler Mais